Ergonomia
Pesquisas Acadêmicas: Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuizColomar89 • 9/9/2014 • 3.772 Palavras (16 Páginas) • 849 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO À ERGONOMIA 3
1.1 Os princípios da Administração Científica 3
1.2 Os grandes problemas causados pelos princípios de Taylor, Tempos e Métodos e Ford 4
2 PRINCIPAIS ÁREAS DE APLICAÇÃO DA ERGONOMIA 6
2.1 Motivos Do Alto Investimento Em Ergonomia Na Atualidade 7
3 OS 10 TIPOS DE SOLUÇÃO ERGONÔMICA 8
4 NOÇÕES DE BIOMECÂNICA 12
4.1 Principais situações de sobrecarga biomecânica no trabalho 13
4.2 Recomendações de Ergonomia para Utilização Correta de Músculos e do Sistema Locomotor 14
5 PREVENÇÃO DAS DORES LOMBARES E DEMAIS LESÕES DA COLUNA VERTEBRAL 16
6 CINESIOTERAPIA/GINÁSTICA LABORAL 17
7 DORT / LER 19
8 RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA CADEIRAS E ASSENTOS NO LOCAL DE TRABALHO 24
9 PREVENÇÃO DE DISTÚRBIOS RELACIONADOS AO USO DE COMPUTADORES 27
10 ILUMINAÇÃO, CONFORTO TÉRMICO E CONFORTO ACÚSTICO EM ATIVIDADES INTELECTUAIS 29
11 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ERGONOMIA NO MÉTODO DE TRABALHO 32
12 ANTROPOMETRIA 33
13 PREVENÇÃO DOS DISTÚRBIOS RELACIONADOS AO TRABALHO FISICAMENTE PESADO E EM AMBIENTES DE ALTAS TEMPERATURAS 35
ERGONOMIA
1 INTRODUÇÃO À ERGONOMIA
Ergonomia pode ser simplesmente definida como a adaptação do trabalho ao homem, procurando o ajuste mútuo entre o ser humano e seu ambiente de trabalho, propiciando o mesmo executar suas atividades de forma confortável e produtiva.
A ergonomia surgiu por volta dos anos 50, nos países socialmente e industrialmente desenvolvidos, a partir da evolução dos princípios da administração científica instituídos por Taylor e Ford e por Tempos e Métodos, e da decorrência dos grandes problemas causados pelos mesmos.
O grande evento desencadeador da Ergonomia foi o projeto da cápsula espacial norte-americana. Motivados pelo desafio das superpotências (EUA x URSS), os astronautas norte-americanos tinham força suficiente perante opinião pública e passaram a exigir melhores condições, especialmente no interior da cápsula.
Outro grande motivo do rápido desenvolvimento da Ergonomia no mundo foram as lesões do sistema osteomuscular. Além de gerar absenteísmo, são causas de processos de indenização pelo dano. Assim, um dos motivos da alta difusão da Ergonomia foi o custo da não ergonomia.
1.1 Os princípios da Administração Científica
Os 4 princípios básicos instituídos por Taylor eram:
• Análise racional do trabalho e instituição da técnica correta de trabalho – consistia na análise de movimentos, cronometragem dos mesmos e organização da única forma correta de executar o trabalho contemplando basicamente a alta produtividade.
• Autoridade técnica do engenheiro industrial para fazer a análise do trabalho – a análise teria que ser feita por alguém com preparo específico nessa área, com habilitações para tal.
• Adaptação do homem ao trabalho – se houvesse uma tarefa de grande exigência física deveria ser selecionada uma pessoa forte; no caso de uma tarefa no alto, uma pessoa alta; uma tarefa embaixo, uma pessoa baixa, e assim por diante.
• Pagamento diferenciado de produção – quanto maior a produtividade do trabalhador melhor seria o seu salário.
Em Tempos e Métodos, surgido nos primeiros anos do século XX, houve o aperfeiçoamento dos princípios estabelecidos por Taylor.
Henry Ford instituiu um modelo de organização do trabalho no século XX, obtendo o mais expressivo aumento de produtividade da época, através dos seguintes princípios:
• Organização do trabalho em linha de montagem – com a eliminação do tempo de deslocamento do trabalhador até a peça.
• Ritmo de trabalho determinado pela velocidade da esteira – visto a possibilidade de previsão do número de peças a serem produzidas na unidade de tempo.
• Trabalhador fixo em determinada posição – com o aperfeiçoamento dos movimentos, reduzindo-se o tempo de aprendizado e possibilitando o desenvolvimento de padrões de motricidade automática, de alta precisão e rapidez.
• Produção de grandes volumes – com a conseqüente redução de preço dos produtos e vantagem competitiva da empresa perante o consumidor.
1.2 Os grandes problemas causados pelos princípios de Taylor, Tempos e Métodos e Ford
• Impossibilidade de se conseguir um único e correto método para execução do trabalho – o ser humano é diferente e complexo.
• Alienação do trabalhador do processo decisório – inerente ao princípio de concentrar no engenheiro de métodos a decisão sobre o trabalho.
• Seleção física e psicológica rigorosíssimas, com exclusão social daí decorrente, seja porque o indivíduo não tinha a condição física exigida, seja por gradativa deterioração da capacidade física e exclusão social após determinada idade;
• Trabalho exaustivo até a fadiga – atrás de um adicional de produtividade, muitas vezes o trabalhador se sobrecarregava.
• Isolamento do trabalhador numa só posição ao longo de anos e décadas, com comprometimento da capacidade criativa e tornando o ser humano um autômato.
• Desencadeamento de distúrbios osteomusculares por sobrecarga funcional, especialmente em decorrência de manter o trabalhador numa mesma posição durante meses e anos, especialmente se a função fosse exercida em posturas incorretas ou com alta exigência de força.
• Redução das possibilidades profissionais do trabalhador, pois ficando anos e anos numa mesma função, o indivíduo perdia a experiência, tornando-se um especialista naquele tipo de tarefa, sem possibilidade de inserção social em outro tipo de trabalho.
...