Ergonomia
Seminário: Ergonomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gidemetrio • 16/9/2014 • Seminário • 735 Palavras (3 Páginas) • 311 Visualizações
A ergonomia é a ciência que estuda cientificamente a adaptação dos instrumentos, condições e ambiente de trabalho às capacidades psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas do homem. Assim, existem algumas pessoas capacitadas que contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações dos seres humanos.
Com o objetivo de realizar um estudo ergonômico de uma situação real e assim analisar os resultados obtidos com a aplicação dos métodos RULA, NASA e escala de desconforto corporal, obtendo com isso um conhecimento e melhor compreensão de um sistema produtivo, foi selecionado o estudo de um posto de trabalho, sendo este a área de limpeza de materiais hospitalares.
A HOSPITEC Produtos Hospitalares Ltda. é a empresa que disponibilizou as informações necessárias para a análise do setor e ofereceu acessibilidade para o levantamento de medidas do local. Possuindo uma população pequena de apenas 17 (dezessete) funcionários, com amostra de 6 (seis), formado somente pelo sexo feminino, sendo uma graduada em enfermagem e as outras cinco técnicas na área.
O levantamento e tratamento dos dados foram realizados utilizando formulários, além de uma análise documental da empresa e internet.
As medições das condições ambientais foram empregadas devido a aparelhagens específicas, que desempenham diferentes características, dependendo do interesse da avaliação.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Em 1949, na Inglaterra, o termo ergonomia foi oficializado pelo engenheiro inglês Murrell ao criar a primeira sociedade de ergonomia do mundo: a Ergonomic Research Society. No entanto, o termo Ergonomia teve origem em 1857, quando o polonês W. Jastrzebowski intitulou um de seus trabalhos como "Esboço da Ergonomia ou Ciência do trabalho baseada sobre as verdadeiras avaliações das ciências da natureza".
A partir de então, a ergonomia tem evoluído de forma significativa e, conforme a International Ergonomics Association (IEA), ela é definida como "o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar em uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida".
O estudo ergonômico contribui de maneira eficaz nas empresas, pois apresenta medidas preventivas aos riscos encontrados nas tarefas realizadas por seus colaboradores, sendo de grande importância na contribuição para a promoção da segurança e bem-estar das pessoas.
3 ESTUDO ERGONÔMICO DO POSTO ÁREA DE LIMPEZA DE MATERIAIS HOSPITALARES
3.1 ANÁLISE ERGONÔMICA DA DEMANDA
3.1.1 Setor envolvido
A HOSPITEC Produtos Hospitalares Ltda. (figura 1) é uma empresa catarinense com sede no Distrito Industrial do Município de São José, na Rua Vidal Procópio Lohn, às margens da BR 101 - Km 212, que há 19 anos atua
...