Ergonomia
Resenha: Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isamatosf • 20/10/2014 • Resenha • 269 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
A ergonomia tem como principio a compreensão da interação dos seres humanos, além de avaliar os sistemas\ambientes, para torná-los adaptáveis para os indivíduos. Para o desenvolvimento de design de embalagens a ergonomia é fundamental.
Segundo 1Itira, isto significa a facilidade e comodidade no uso dos produtos, tanto no ambiente doméstico como no profissional. Os produtos devem ser “amigáveis”, fáceis de entender, fáceis de operar e pouco sensíveis a erros.
Desta forma, envolve vários aspectos ergonômicos no design de embalagem, peso, forma, dimensões, sensibilidade, modo de utilidade e características.
Em alguns casos a dificuldade de abertura obriga o consumidor a utilizar instrumentos cortantes ou pontiagudos, e isso o expõe ao risco de se machucar, aponta 2Silvia Vignola. Além disso, é necessário verificar as dificuldades dos usuários e segurança. Segundo 3MOURA e BANZATO, a dificuldade de desembalar um produto pode lhe conferir aspectos negativos, bem como se deve considerar esse ritual tão ou até mais importante que o design ou o material da embalagem. Pois, além disso, o consumidor tem o prazer de desembalar.
Tratando-se do papel do designer na construção de um produto planejado nos preceitos da ergonomia. 4Schiavini(2008), afirma que O designer pode – e deve – trabalhar o projeto e, mais especificamente, a capacidade de utilização do objeto centrado no usuário. Cabe então à ergonomia o papel de combater a alienação, ao focalizar a comunicação homem tarefa- máquina.
Os designers devem sempre observar os fatores de usabilidade: incapacidade (físicas), posicionamento das articulações, risco de acidentes, texturas, destros e canhotos, diferenças sexuais, dimensões, idade e estereótipo popular (levar em conta os hábitos da maioria da população ao executar uma ação), aponta 5Rio e Pires.
...