Ergonomia
Pesquisas Acadêmicas: Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prispedroso • 3/3/2015 • 9.153 Palavras (37 Páginas) • 204 Visualizações
1 - Repetitividade das operações (DORT- Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho)
Atualmente esta síndrome está associada principalmente ao trabalho informatizado e representam a maior parte das doenças profissionais associadas ao trabalho. A melhor maneira de prevenção dessas doenças e melhor postura e ritmo de trabalho, além dos intervalos durante a jornada de trabalho.
Segundo (Ergonomia, 2011)
Está síndrome é relatada desde 1700 quando Ramazzini - o pai da medicina do trabalho - a descreve como "doença dos escribas e notórios". Mais tarde aparece como "doença das tecelãs" (1920) ou "doença das lavadeiras" (1965). O problema se amplia a partir de 1980, quando a doença - que atinge várias profissões que envolvem movimentos repetitivos ou grande imobilização postural - torna-se um fenômeno mundial, devido à grande evolução do trabalho humano e o aumento do ritmo na vida diária.
As principais doenças relacionadas ao trabalho informatizado, conforme (Ergonomia, 2011)
Tendinite - Inflamação aguda ou crônica dos tendões. Se manifestam com mais frequência nos músculos flexores dos dedos, e geralmente são provocados por dois fatores; movimentação frequente, e período de repouso insuficiente. Manifesta-se principalmente através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários. Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região.
Tenossinovite - Inflamação aguda ou crônica das bainhas dos tendões. Assim como a tendinite os dois principais fatores causadores da lesão são; movimentação frequente, e período de repouso insuficiente. Manifesta-se principalmente através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários. Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região.
Síndrome de DeQuervain - Constricção dolorosa da bainha comum dos tendões do longo abdutor do polegar e do extensor curto do polegar. Estes dois tendões têm uma característica anatômica interessante: correm dentro da mesm bainha; quando friccionados, costumam se inflamar. O principal sintoma é a dor muito forte, no dorso do polegar. Um dos principais fatores causadores deste tipo de lesão está no ato de fazer força torcendo o punho.
Síndrome do Túnel do Carpo - Compressão do nervo mediano no túnel do carpo.
As causas mais comuns deste tipo de lesão são a exigência de flexão do punho, a extensão do punho e a tenossinovite a nível do tendão dos flexores - neste caso, os tendões inflamados levam a uma compressão crônica e intermitente da estrutura mais sensível do conjunto que compõe o túnel do carpo: o nervo mediano.
Fonte: Doenças causadas por esforços repetitivos ao tendões (Ergonomia, 2011)
A variedade de produtos e postos de trabalho impróprios causam estresses musculares, dores e fadiga, que às vezes podem ser resolvidos de maneiras simples sem demandar grandes investimentos.
O termo LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos e consiste em uma entidade, diagnosticada como doença, na qual movimentos repetitivos, em alta freqüência e em posição ergonômica incorreta, podem causar lesões de estruturas do Sistema tendíneo, muscular e ligamentar. É ela descrita em diversos outros países com outras denominações CTD (Cumulative Trauma Disorders) – Repetitive Strain Injury (RSI) etc.: Em 1998 o INSS introduziu o termo DORT – Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho equiparando-a á LER. (Lerdort, 2012)
Os fatores que causam a LER/DORT estão altamente discutidos atualmente, devido aos inúmeros afastamentos do trabalho.
Conforme Guimarães; Martin; Azevedo; Andrade (2011).
Os fatores causadores ou agravantes das LER/DORT têm sido bem discutidos e podem ser agrupados da seguinte forma: fatores físicos e biomecânicos, como posturas inadequadas, repetitividade de movimentos, velocidade exercida durante a tarefa, iluminação, ruídos e outros; fatores organizacionais, como pausas, ritmos, sazonalidade da produção, estruturas de horários, métodos impróprios de trabalho, forma da produção e outros; fatores individuais, como gravidez, doenças crônicas como artrite e diabetes,sexo, hereditariedade, prática de esportes,entre outros; e, por fim, fatores psicossociais, tais como satisfação no trabalho, relacionamento com os colegas, ansiedade e expectativa individual.
Atualmente muitos têm estudado esses casos, segundo ministério do trabalho (2006):
A alta prevalência das LER/DORT tem sido explicada por transformações do trabalho e das empresas, cuja organização tem se caracterizado pelo estabelecimento de metas e produtividade, considerando suas necessidades, particularmente de qualidade dos produtos e serviços e aumento da competitividade de mercado, sem levar em conta os trabalhadores e seus limites físicos e psicossociais.
As L.E.R. são Lesões por Esforços Repetitivos (definição mais antiga), a D.O.R.T. (conhecidas como doenças osteomusculares relacionados ao trabalho) são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares – tendões, articulações, ossos, músculos e nervos.
Para o INSS a terminologia DORT que substituiu a LER, descreve as afecções que podem atingir tendões, sinóvias, músculos, nervos, fáscias ou ligamentos, de forma isolada ou associada, com ou sem degeneração dos tecidos, afetando principalmente, mas não somente, os membros superiores, região escapular e pescoço, de origem ocupacional, decorrentes do:
-uso repetitivo de grupos musculares;
-uso forçado de grupos musculares;
-manutenção de postura inadequada.
5.1.1- Postura
“Postura o estudo do posicionamento relativo de partes do corpo, como cabeça tronco e membros, no espaço. A boa postura é importante para a realização do trabalho sem desconforto e estresse.” (Iida, 2010, pg.164)
Dentro desse contexto de postura corporal Iida nos mostra os riscos de dores quando se utiliza posturas inadequadas para realização um trabalho.
Tabela 1: Localização das dores no corpo, provocadas por posturas inadequadas.
Postura
...