Ergonomia
Trabalho Universitário: Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RAQUELRIBEIRO • 14/3/2015 • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 265 Visualizações
INTRODUÇÃO
É de conhecimento geral, a importância da Ergonomia nos locais de trabalho especificamente em escritórios. Abordaremos algumas recomendações e dicas direcionadas a todos os tipos de ambientes. Também ressaltaremos que além da boa alimentação, são importantes os exercícios físicos. Por fim, será levado em consideração o papel da empresa nessas práticas, em consequência a criação de um ambiente mais saudável propício a todos os envolvidos.
ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO
A Ergonomia vem com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, indo de encontro com o desconforto das atividades diárias, que são ocasionadas devido a posturas erradas, movimentos repetitivos, além de equipamentos inadequados a quem os utiliza, como por exemplo, mesas, cadeiras e computadores em alturas erradas. Para Murrel, K.F. (1965) a Ergonomia pode ser definida como o estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho. É necessário que todos compreendam e valorizem este trabalho tão importante para a saúde e o desempenho de todos já que o ambiente a qual estamos inseridos pode influenciar o nosso comportamento.
A NR17 é a Norma que regulamenta a Ergonomia, a qual “visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”
Se o trabalhador sente dor, desconforto com frequência no trabalho, isso quer dizer que é um mal sinal, a Ler é uma doença muito comum que atinge a maioria dos usuários de computador. Os fatores de risco estão associados aos fatores biomecânicos e psicossociais, tais como: fadiga no trabalho, postura inadequada e desconfortáveis, competitividade, jornadas prolongadas de trabalho sem pausa para descanso.
As principais áreas do corpo afetadas são:
• Ombros.
• Pescoço.
• Coluna e mãos.
O primeiro surto das lesões por esforço repetitivo aconteceu entre digitadores, com o tempo, os médicos notaram também o surgimento de lesões semelhantes em empregados não submetidos a repetições, a partir dai, surgiu um segundo termo, o Dort (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).
Nessa segunda definição, estão englobadas tanto as doenças causadas por repetição quanto lesões provocadas por má postura, tensão excessiva em determinada região do corpo ou sobrecarga de esforço.
LER: Lesões por esforços repetitivos, as doenças mais frequentes relacionadas ás Ler/Dort são:
• Bursite – Inflmação da Bursa, bolsa que contém um líquido que envolve os tendões e serve como amortecedor entre o músculo e o osso, normalmente ocorre nos ombros, local onde existe a maior quantidade de Bursa.
• Tendinite – É a inflamação aguda aos tendões dos músculos flexores, bastante comum nos punhos.
• Tenossinovite – É bem semelhante tendinite a única diferença é o local da inflamação, que é na bainha sinovial que envolve o tendão, sua localização é perto do osso, é mais comum nos dedos das mãos.
• Stress – Causado pelo acúmulo de problemas de diversas naturezas, é uma das doenças que atinge também os usuários de computador.
• Cvs – Síndrome da Visão do Computador;
• Sedentarismo – É o baixo gasto de calorias durante a semana, esse é um problema que atinge grande parte dos usuários de computador.
Dicas de como evitar esses problemas:
• Exercícios de alongamento
• Orientação no trabalho
• Postura correta
Ambiente de trabalho:
• Organização no ambiente
• Mobiliário adequado
• União com os colegas de trabalho
A prática de Ergonomia é aplicado por um profissional qualificado que após a visita no local de trabalho, na observância da mobília, movimentos e posturas, dessa forma vindo com a adequação do ambiente.
A seguir vamos elencar algumas recomendações para as atividades em ambientes de trabalho.
Conforto Visual – é necessário que o monitor esteja de 45 a 75 cm de distancia e a altura esteja regulada a sua linha de visão, sendo feito através de um suporte de monitor ou por uma mesa dinâmica, sempre que possível procure "descansar" a vista, olhando para objetos (quadros, plantas, aquários, etc...) e paisagens a mais de 6 metros.
Punho Neutro – é necessário que o teclado esteja no nível da altura dos cotovelos, pois durante a digitação é preciso que o punho esteja neutro (reto) mantendo o teclado sempre na posição mais baixa e digitando com os braços suspensos ou usando um apoio de punho.
Pés bem Apoiados – por ser importante que as pessoas trabalhem com os pés no chão é necessário que as cadeiras sejam reguláveis ou os apoios para os pés, pois ajudam a relaxar a musculatura e melhorar a circulação sanguínea
...