Erros E Incertezas Nas Medições
Exames: Erros E Incertezas Nas Medições. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RAFACRUZ • 11/12/2014 • 708 Palavras (3 Páginas) • 358 Visualizações
UNIVERSIDADE POSITIVO
ESCOLA TÉCNICA
TÉCNICO EM MECÂNICA
ERROS E INCERTEZAS NAS MEDIÇÕES
CURITIBA
2014
MARCELO RIBEIRO
TURMA TARDE B
ERROS E INCERTEZAS NAS MEDIÇÕES
Trabalho acadêmico apresentado ao curso Técnico em Mecânica da Escola Técnica POSITIVO, como elemento de avaliação parcial bimestral na matéria de Metrologia.
Professor /Orientador:
Dionizio Junior.
CURITIBA
2014
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 - ERROS GROSSEIROS 7
FIGURA 2 - ERROS SISTEMÁTICOS 8
FIGURA 3 - ERROS ALEATÓRIOS 8
FIGURA 4 - ERROS ABSOLUTOS 9
FIGURA 5 - ERROS RELATIVOS 9
FIGURA 6 - INCERTEZAS PADRÃO 10
FIGURA 7 - INCERTEZAS EXPANDIDAS 10
FIGURA 8 - INCERTEZAS FONTES 11
Sumário
1 ERROS 8
1.1 GROSSEIROS: 8
1.2 SISTEMÁTICOS 8
1.3 ALEATÓRIOS 8
1.4 ABSOLUTOS 9
1.5 RELATIVOS 9
2 INCERTEZAS 10
2.1 PADRÃO 10
2.2 EXPANDIDA 11
2.3 FONTES 11
1 ERROS
1.1 ERROS GROSSEIROS
Figura 1 - Erros Grosseiros
São devidos á falta de atenção, pouco treino ou falta de pericia do operador. Por exemplo, uma troca de algarismo ao registrar um valor lido. São geralmente fáceis de detectar e eliminar.
1.2 ERROS SISTEMÁTICOS
Figura 2 - Erros Sistemáticos
São os que afetam os resultados sempre no mesmo sentido. Exemplo: incorreto posicionamento do “zero” da escala, afetando todas as leituras feitas com esse instrumento. Devem ser compensados ou corrigidos convenientemente.
1.3 ERROS ALEATÓRIOS
Figura 3 - Erros Aleatórios
Associados á natural variabilidade dos processos físicos, levando a flutuações nos valores medidos. São imprevisíveis e devem ser abordados com métodos estatísticos.
1.4 ERROS ABSOLUTOS
Figura 4 - Erros Absolutos
Correspondem á diferença algébrica ( com sinal “+” ou “-“) entre o valor obtido e o valor verdadeiro. Dizemos que uma medição tem um erro positivo(erro com sinal “+”, ou medição “adiantada”) se o seu valor for superior ao valor que obteríamos na tal medição ideal. Pelo contrario, se obtivermos um valor inferior ao ideal, diremos que o erro é negativo (erro com sinal ”-“, ou medição “atrasada”).
1.5 ERROS RELATIVOS
Figura 5 - Erros Relativos
Por vezes é muito útil apresentar valores relativos, quando se exprimem erros de medições. A forma mais usual de apresentação é indicar os ERROS RELATIVOS em porcentagem (%). É também comum, em determinados domínios da ciência e da técnica, exprimir os erros relativos em “partes por milhão” conhecido também como “ppm”. Esta por sua vez é útil quando está na presença de valores muito pequenos, o que é típico dos laboratórios onde se efetuam medições de elevado grau de rigor. Contudo, uma notação não normalizada e que tem vindo a ser desaconselhada
...