Escola E Sociedade
Trabalho Universitário: Escola E Sociedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 31/3/2014 • 533 Palavras (3 Páginas) • 437 Visualizações
RESUMO Repensando nos novos caminhos para a educação, buscou-se no tema O Novo Mundo do Trabalho, os subsídios que nos permitissem agregar novos valores à dinâmica desenvolvida na sala de aula. Neste sentido o presente artigo relata uma experiência no uso de tecnologias, objetivando refletir sobre papel da escola, a integração da tecnologia no processo ensino aprendizagem e a formação de um educando integrado na sociedade da informação e capaz de sobreviver neste Novo Mundo do Trabalho. Completando estas reflexões foi acrescentado ao artigo um relato de experiência com alunos da escola pública, onde a partir do uso da TV/vídeo e computador concretizou-se a construção de um website que apoiou-se no trabalho cooperativo para desenvolvimento de um tema pertinente e significativo para os alunos. Palavras-chave: escola pública, TV/vídeo, computador, website, trabalho cooperativo.
Palabras clave:
brasil
constructivismo
educación
internet
televisión
Introdução
O mundo contemporâneo apresenta mudanças que afetam todos os setores da sociedade, inclusive a educação. Compreendemos que passamos de uma sociedade cuja base tecnológica era analógica para uma vida digital, como nos afirma Negroponte (1995). Essa desafiadora situação exige novas capacidades mentais, habilidades gerais de comunicação e maior capacidade de abstração, num reduzido espaço de tempo. As pessoas e as instituições devem adaptar-se a esta nova situação, passando a rever, métodos de ensinar e aprender, tanto na escola como no trabalho. A sociedade global, que nos é imposta, objetiva um agir e pensar padronizados.
Conclui-se que neste quadro que se apresenta, resultam mudanças que deslocam as estruturas das sociedades modernas e de suas instituições. A escola, enquanto instituição local, que pelas novas tecnologias pode inserir-se globalmente, não poderia deixar de acompanhar estas transformações.
Dentro deste contexto o presente artigo relata uma experiência no uso de tecnologias. Objetivamos refletir sobre papel da escola, a integração da tecnologia no processo ensino aprendizagem e a pensar sobre a formação de um educando integrado na sociedade da informação e capaz de sobreviver neste Novo Mundo do Trabalho.
A escola no contexto atual
Tornou-se urgente fazer com que a escola seja parte integrante do futuro que por agora se configura, resignificando o seu papel, estabelecendo uma relação prazerosa entre o conhecimento e o saber, desenvolvendo a comunicação, o pensamento crítico e trabalhando no sentido de levar o educando a resolver situações problemas, num processo dinâmico de construção do conhecimento.
Para que se realize um trabalho novo, há necessidade de mudanças na escola. Pretto (2000) aponta alterações de currículo, programas, materiais didáticos, estrutura administrativa e arquitetônica, para que a escola possa enfrentar os novos desafios que lhe são colocados. Além de centro mediador da informação, ela deve ser o centro facilitador do acesso das comunidades carentes às novas tecnologias. Complementaria o seu papel transformando-se em espaço da discussão, da crítica, da sistematização das informações que estariam disponíveis dentro e fora da escola.
Por estar inserida nas mudanças por que passa a sociedade, a escola, segundo Alencar (2001: 44) apresenta-se como aparelho ideológico, cujas transformações se fazem de forma mais lenta. "mais ainda assim, decisiva". Dessa forma, o papel da escola passa a ser de fundamental importância para a configuração deste novo cidadão que, na urgência, nós, educadores, precisamos ajudar a formar.
...