Escola Familia E Comunidade
Monografias: Escola Familia E Comunidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tukel • 14/5/2014 • 1.036 Palavras (5 Páginas) • 500 Visualizações
ATRIBUINDO SIGNIFICADO A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA-COMUNIDADE
1, 2,3,4,5 Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Faculdade de Educação e Arte, FEA
Rua: Tertuliano Delphin Jr., 181, Campus Aquarius, CEP 12246 -140 - São José dos Campos, SP.
6,7 Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, IP&D
Núcleo de Pesquisa Formação de Educadores, NUPEFE
Avenida: Shishima Hifumi, 2911, Campus Urbanova, CEP 12244 000, São José dos Campos, SP
Resumo: Este trabalho fundamentado em (KALOUSTIAN, 1998), (CARRER, RIBEIRO & BORGES, 1996), tem como objetivo investigar a relação entre escola-família-comunidade no que se refere à qualidade da educação de alunos freqüentes do Ensino Fundamental, freqüentes no Ciclo I, em escola particular localizada no município de São José dos Campos. A metodologia utilizada centrou-se em pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo, pela aplicação de questionários direcionados a pais, alunos e funcionários, verificando a participação dos pais na educação dos seus filhos, e o grau de influência e envolvimento profissional por parte dos professores e funcionários. Sendo assim, o presente trabalho procurou abordar em diferentes dimensões, as expectativas dos pais face à escola, o suporte da participação dos mesmos no contexto escolar, os mediadores escolares na relação da escola com as famílias e a influencia dessas relações no processo de aprendizagem escolar.
Palavras-chave: Parceria, escola, família, comunidade.
Área do Conhecimento: Ciências Humanas/Educação
Introdução
Este trabalho justifica-se pelo fato de que a família sociointeragindo com a escola, a criança terá maior desempenho no seu cotidiano escolar, e, conseqüentemente, vivenciará um processo de ensino e aprendizagem de forma proficiente.
Nesse contexto a instituição escola tem como função garantir a aprendizagem de habilidades e conteúdos que são necessários para a vida em sociedade.
Na atualidade as famílias buscam na escola parceria no atendimento educacional de seus descendentes, por isso é fundamental conhecer as expectativas destas, para que a escola possa atendê-la e auxilia-la.
A sociedade moderna aponta para várias configurações familiares, que vivem em constante mudança. A escola precisa considerar as relações sociais da comunidade local a que presta serviços.
A hipótese construída para esta pesquisa é que se houver a participação da família, durante o processo de ensino e aprendizagem, a criança aprenderá com maior facilidade, uma vez que esta se sentirá apoiada, e isso refletirá em suas sociointerações no contexto escolar.
Os objetivos almejados, neste trabalho, são: verificar, na literatura existente, os pressupostos teóricos dos autores que versaram sobre a escola e a família; observar e analisar, em uma das escolas da rede particular de ensino de São José dos Campos, a importância das relações entre a escola e a família; constatar se essas relações facilitam e tornam o processo de aprendizagem escolar proficiente.
Esta pesquisa constará de leituras, e de uma pesquisa de campo, aplicando um questionário dirigido aos pais, alunos e representantes da escola, que se realizará em uma turma de Ensino fundamental.
Metodologia
Trataremos aqui, como se dará todo processo e desevolvimento do presente estudo.
Inicialmente, realizou-se pesquisas bibliográficas fundamentadas em teorias e autores que abordam o tema e em seguida foi desenvolvida pesquisa de campo, tendo como universo uma escola da rede privada de ensino localizada no município de São José dos Campos, identificada a escola foram aplicados três tipos de questionários, para pais, alunos e funcionários.
A estrutura dos questionários para: pais, alunos e funcionários foi constituída por dez questões, sendo que oito alternativas e duas dissertativas.
Resultados e Discussão
Gráfico1: Mostra com quem os alunos residem.
Gráfico2: Mostra se o aluno reprovou em alguma série.
Uma análise dos gráficos 1 e 2 mostra que, apesar dos alunos não residirem com pai mãe e irmãos (modelo de família tradicional), o índice de alunos que sofreram reprovação foi mínimo (1).
Gráfico3: Mostra com que freqüência são realizadas reuniões entre pais e mestres.
Gráfico4: Mostra com que freqüência são realizadas reuniões com a coordenação.
...