Escola X Comunidade
Artigos Científicos: Escola X Comunidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joelmamv • 20/11/2013 • 1.938 Palavras (8 Páginas) • 717 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
CURSO DE MATEMÁTICA
Joelma Aparecida Pereira da Silva RA1225314
Maria Caroline Madeiri da Vitória RA1205398
Rodrigo José Correa dos Santos RA1234430
Géssica Liberato RA1228052
Pólo:São Gabriel da Palha
PROJETO
INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE
São Gabriel da Palha
Março de 2013
Joelma Aparecida Pereira da Silva RA 1225314
Maria Caroline Madeiri da Vitória RA 1205398
Rodrigo José Correa dos Santos RA 1234430
Géssica Liberato RA 1228052
Polo:
São Gabriel da Palha
PROJETO
INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE
Projeto apresentado à UniversidadePaulista – UNIP, do curso de matemática,Como um dos requisitos para a obtençãoDa nota na disciplina Prática de Ensino: Escola e Comunidade, ministrada pelaProf.ªRaquelMaiaBokums.
São Gabriel da Palha
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 3
OBJETIVOS GERAIS 3
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
JUSTIFICATIVA 3
RESULTADOS 3
CONCLUSÃO 3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3
INTRODUÇÃO
O projeto elaborado a seguir,tem como princípio a interação e a construção contínua da prática pedagógica de acordo com a realidade da comunidade e da escola. Para isso é necessário o convívio produtivo e cooperativo de toda a equipe. A escola se encarrega dos primeiros passos da formação, porém os pais e a comunidade escolar também exercem extrema influência. A responsabilidade de educar, está em qualquer lugar, antes de tudo, a educação começa no berço. A comunidade é muito importante para a preservação da espécie humana, envolvendo a vida social e educacional das pessoas. E esse vínculo se enriquece quando o objetivo é compartilhar, dividir e contribuir para que ambos vivam melhor. O melhor ensinamento é o exemplo. “ A melhor lição é a ação sem nunca deixar de lado o diálogo.” Ao decorrer do projeto foram levantados vários itens, eles que compõe a caracterização da instituição escolar e da comunidade. Composto por identificação, organização, localização e expectativas e economia. A proposta de trabalho é a ligação da educação no papel da formação de cidadania, na direção do resgate do conhecimento produzido pela humanidade, nos critérios de validade, utilidade, significação e adequação. Onde os alunos são sujeitos ao aprendizado e o professor e a comunidade são os mediadores na interação com os objetos de conhecimento. Assim cada um usa seus métodos de modo a contribuir cada vez mais no aprendizado.
DESENVOLVIMENTO
Localizada no Patrimônio de São José do Honorato, interior de São Domingos do Norte, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Patrimônio de Santo Antônio” está situada em uma comunidade simples da zona rural. Ato de criação/aprovação, Resolução:n°41/75 de 26/11/1975, Portaria Estadual 2408 de 16/03/1988.A escola foi construída em 1975, obra feita pelo governo estadual para melhor possibilitar o ensino. A construção foi realizada para o estabelecimento do ensino unidoscente, passando logo após pluridoscente. Com a ajuda da população local, no dia 16 de março de 1988 passou a funcionar como escola de primeiro grau, sendo ampliada a partir daí. Atualmente a escola conta com uma área de 589 m²,possuindo 08 salas de aula ,01 sala dos professores,01 cozinha,02 sanitários femininos e 02 masculinos 01 sala de diretor e secretário e conta com uma quadra poliesportiva .Funcionando no turno matutino no horário das 07:00hs até às 11:55hs, oferecendo ao educando as disciplinas que compõe a grade escolar sendo elas: língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, inglês, ensino religioso, educação física e arte. Cujo telefone é 02797280683. Sua situação física é precária,devido ser antiga e faltar ambientes adequados para o ensino,tais como biblioteca e laboratório.Porém a escola conta com uma equipe muito dinâmica ,buscando fora o que não é possível na mesma.Conta-se com 90 alunos envolvendo turmas iniciais e finais.O órgão técnico-administrativo/pedagógico é formado por:
FUNCIONÁRIOS ESCOLA
SECRETÁRIO
DIRETOR
PROFESSOR
ALUNO
FAMÍLIA CONSELHO DE ESCOLA COMUNIDADE
As ordens de funcionamento vem de entidades superiores que trabalham na prefeitura ou de pessoas que vão mais além,tais como calendário escolar,carga horária e regimentos.Cada funcionário cumpre uma carga horária diferente. Em casos rotineiros ou urgentes as decisões são tomadas pelo diretor. A avaliação é dada de forma escrita, oral, comportamento de sala de aula, participação e desenvolvimento das atividades práticas. Possibilitando conhecer melhor o aluno e analisar seu desempenho. O ano letivo é dividido em três trimestres, onde os dois primeiros valem 30 pontos e as médias valem 18 pontos e o último vale 40 pontos e a média vale 24 pontos,somando então 100 pontos no total e 60 pontos a média. O aluno que não alcançar a média, faz recuperação.A recuperação é paralela ou final,ou seja,
...