Escola Projeto Neoliberal
Trabalho Escolar: Escola Projeto Neoliberal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariiinha • 11/5/2013 • 818 Palavras (4 Páginas) • 508 Visualizações
PROJETO NEOLIBERAL
O Objetivo principal do projeto neoliberal era a redução do papel do Estado, e para isso propõe a privatização das empresas estatais, redução de investimentos sociais, diminuição da participação dos sindicatos, reformas fiscais, com isenção de impostos sobre os rendimentos mais altos, a meta principal do governo seria a estabilidade monetária, com crescimento do papel das empresas privadas. O foco do governo deve ser a o direito a vida, a segurança, liberdade, garantia e defesa da propriedade privada.
O governo deve ser o “guardião” do interesse geral, já que a preocupação dos cidadãos seria pelos interesses individuais, o governo seria uma “ponte” para conciliar o interesse coletivo, mas sem grandes intervenções, pois a sociedade civil é uma esfera separada do Estado e regulada pelo mercado, quando o Estado interfere acaba ocasionado outros problemas, e não se concentra em suas atividades principais,
Para oferecer um ensino de qualidade seria preciso privatizar as escolas públicas, tornando a educação um bem de consumo (mercadoria), e não um direito do cidadão. A escola deveria ser adotada por um empresário segundo o modelo gerencial, seguindo a Receita do Banco Mundial e do FMI.
PROJETO DEMOCRÁTICO PARTICIPATIVO
O artigo 1º, Parágrafo único da Constituição Federal de 1988, dispõe que todo Poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos diretamente. Está explicito o direito de participação, sendo esse um elemento fundamental da Gestão Pública Democrática no Brasil. Essa participação pode ser vista como instrumento para construção de maior igualdade, e garantindo que as necessidades da população sejam levadas em conta na formulação das políticas públicas.
Dentro desse sistema os sindicatos com participação do povo pode exigir escolas públicas para todos, e melhoria na qualidade da educação. Os sindicatos normalmente buscam mais participação da sociedade, mais investimentos, pesquisa, e ampliação da participação da sociedade na escola, já que esse é um direito do cidadão, que deve ser garantindo pelo Estado.
Para melhorar o ensino nas escolas públicas, seria necessário ampliar os investimentos do governo na educação, e áreas sociais, possibilitando assim ao educando freqüentar a escola, bem alimentado, e sem a pressão de realizar trabalhos remunerados em idades inadequadas. As consultas aos docentes, discentes, trabalhadores também é imprescindível para a construção do saber, melhoria da qualidade ensino, que privilegie a formação de cidadãos conscientes..
CONCLUSÃO
A defesa do Estado neoliberal, com redução da participação do estado, e ensino privatizado, pode ser defendida por alguns, visto a incapacidade demonstrada pelo Estado de efetuar com eficiência a gestão dos recursos públicos, garantindo os direitos básicos, e efetuar os serviços públicos com qualidade, no entanto esse cenário poderá ser modificado com a ampliação da participação da população, garantindo que os recursos sejam bem utilizados, e privilegiando as necessidades fundamentais ao invés de salários altíssimos para alguns funcionários públicos, e obras “faraônicas” localizadas em bairros elitistas.
.A privatização
...