Escrever é Preciso
Dissertações: Escrever é Preciso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adryka • 12/5/2014 • 910 Palavras (4 Páginas) • 303 Visualizações
ESCREVER É PRECISO
Adriana Aparecida da Silva Rudiger
Professora Patricia Ferreira Thives Uzinski
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0744) – Prática do Módulo I
10/06/2013
RESUMO
A escrita é uma das maiores conquistas da humanidade, nasceu da necessidade do homem de se comunicar e também de deixar registrada a sua historia. História esta, que era registrada somente através de símbolos, onde eram poucos os que tinham acesso ou entendiam. A transformação da comunicação oral contribuiu em muitos fatores para o aparecimento da comunicação escrita. Este trabalho mostra o quanto é necessário e prazeroso escrever.
Palavras-chave: Escrita; Historia; comunicação.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo faz referencia a uma revisão da literatura de Mario Osorio Marques,”Escrever é Preciso, o princípio da pesquisa”. O trabalho aqui apresentado se estruturou baseado na pesquisa em livros, a fim de relatar um pouco a magia da escrita.
A escrita hoje, pouco incentivada, tem progredido, mas ainda não tem uma ênfase quando comparada com outras atividades. A aprendizagem da escrita empenha-se, principalmente no processo de pensar, refletir, por em pratica algo que se tem conhecimento, ou pesquisando um assunto de pouco conhecimento. A compreensão entre comunicação oral e escrita dentro de praticas e convívio sociais se inicia bem antes de qualquer ensino formal.
2 HISTORIA DA ESCRITA
A escrita surgiu aproximadamente em 4.000 a.c. (Historia da educação, 2011,p.13) devido a necessidade que o homem sentiu de se comunicar, mas principalmente para que ficasse registrada sua historia. A escrita passou por varias etapas, uma das primeiras, ainda em forma de símbolos, onde tinha toda uma mensagem por trás deles, mas demorou muito tempo para que a escrita tomasse forma, muita mensagens foram deixadas através dos símbolos, porem precisava que fosse facilitada a leitura dos símbolos. Com este propósito o sistema da escrita foi evoluindo (SILVA,1991).
Porem eram poucos os que tinham acesso a escrita, apenas os que tinham melhores condições financeira. Desta forma a escrita foi se desenvolvendo até chegar aos dias atuais, onde somos alfabetizados e ensinados, muitas vezes, ainda com o básico da escrita, por não sermos tão incentivados a escrita quanto somos a leitura. Gostaríamos que o hábito da leitura nos levasse muito mais ao hábito da escrita.
2.1 A ESCRITA HOJE
A escrita tornou-se hoje algo fundamental e indispensável em nossa vida social, através dela nos comunicamos e nos expressamos. Através da comunicação, o homem estabelece vínculos com a sociedade, que exige dele um domínio sobre seu falar, se comunicar bem, para isso é preciso que tenha adquirido bons conhecimentos. O conhecimento começa na fase de alfabetização, onde somos instruídos buscar conhecimentos através de leituras. Estas nos levam a escrita. Dessa forma, fica clara a importância dos primeiros anos escolares, pois eles refletem não somente na vida escolar posterior, mas em toda a vida do sujeito (FERREIRO,2000).
Conforme Marques “o escrever é o começo dos começos. Depois é a aventura” (1997,p.30). O ato de escrever é uma grande aventura, pois nos dispomos a fazer e viajamos em nossas imaginações, e não paramos mais. “A escrita
...