Esportes I
Monografias: Esportes I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EMERSON_RRGOMES • 20/8/2014 • 517 Palavras (3 Páginas) • 361 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos um pouco sobre esporte suas definições junto a sociedade e na vida escolar.
Atualmente o esporte vem adquirindo espaço e importância cada vez mais no ambiente escolar, em nossa sociedade, basta olhar á nossa volta para que comprovemos isto verificando o espaço deixado pela mídia, constatamos que a maioria das revistas de atualidades e jornais de grande circulação no País apresenta cadernos ou seções dedicadas a ele. Os canais abertos de televisão possuem desde blocos nos telejornais, até programas diários, semanais ou internacionais especializados em esportes. É uma atividade que envolve muito dinheiro e movimenta a indústria de lazer, turismo, roupas, equipamentos esportivos, alta tecnologia e pesquisas cientificas.
Veremos a seguir algumas definições de esporte.
DESENVOLVIMENTO
Definições do Esporte
O esporte é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa à competição entre praticantes.
Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, competitividade entre opostos. Algumas modalidades esportivas se praticam mediante veículos ou outras máquinas que não requerem realizar esforço, em cujo caso é mais importante a concentração do que o exercício físico. O esporte diverte e entretém, e constitui uma forma metódica e intensa de um jogo que tende à perfeição e à coordenação do esforço muscular tendo em vista uma melhora física e espiritual do ser humano.
As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais.
A atividade esportiva pode ser aplicada ainda na promoção da saúde em âmbito educacional, pela aplicação de conhecimento especializado em complementação a interesses voluntários de uma comunidade não especializada.
Qual a diferença dos conceitos de "esporte na escola" e "esporta da escola"?
Após algumas leituras pude entender que o “esporte na escola”, e, mas voltado para alunos em que sobre saem, e que tem rendimentos superiores e talentos, entre os demais alunos, tornando-se atletas que podem, por exemplo, represente a Escola em competições, que teriam regras e códigos, considerando isso, o Professor se tornaria Treinador.
Diante do exposto acima o “esporte da escola”, estaria, mas voltado para formação do aluno como pessoa e interagindo na sociedade. Nesse sentido, a subordinação ao modelo esportivo perde o sentido, pois não é mais necessário utilizar a padronização esportiva, com suas regras e códigos, característicos das competições de alto nível.
CONCLUSÃO
Este trabalho foi de suma importância, pois através de pesquisas e leituras, que o esporte é um fenômeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de atividade predominante física competitiva com finalidade
...