Estagio Supervisionado Educação Infantil
Por: afpm • 24/5/2016 • Relatório de pesquisa • 257 Palavras (2 Páginas) • 660 Visualizações
Conclusão
A evolução da criança depende de um conjunto fatores que se desenvolvem em estágio progressivo, onde a intencionalidade das ações, tanto do meio sociocultural, como do adulto mais experiente, contribuem para instrução dos componentes cognitivos.
A contribuição do desenvolvimento psicomotor e fator indispensável para desenvolvimento da criança nos aspectos motores, cognitivos e afetivos, como pudemos observar na elaboração deste trabalho.
A necessidade de o educador conhecer a criança, suas características, assim como as fases do seu desenvolvimento, se torna fator fundamental para se trabalhar o desenvolvimento da criança, principalmente entre 2 e 3 anos, fase apontada pelo teórico Jean Piaget, como período de intensa evolução psíquica. O preparo desses profissionais da educação é de suma importância, para estabelecer a ponte entre, o desenvolvimento natural da criança e o desenvolvimento da psicomotricidade, que se estimulado da maneira correta, contribui para o desenvolvimento da aprendizagem.
A educação psicomotora pode ser explorada, valorizando a característica da personalidade da criança, o movimento, através de atividades lúdicas, das brincadeiras, jogos de faz de conta, imitação, manipulação, jogos, danças, entre outras manifestações, que proporcionam a criança conhecer seu corpo, reconhecer o outro, o espaço onde vive, desenvolver a coordenação motora, equilíbrio, ritmo, as percepções dos sentidos, a memória, exprimir sentimento, a integração da personalidade.
Sendo assim, é primordial que os profissionais da educação busquem aprimorar seu conhecimento no campo da psicomotricidade e se apropriem dessa ferramenta para nortear suas práticas educacionais.
...