Estatuto Da Oab
Trabalho Universitário: Estatuto Da Oab. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 18087282 • 5/1/2015 • 5.126 Palavras (21 Páginas) • 941 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 03
1 ESTATUTO DA ADVOCACIA E A OAB – LEI 8.906/94 ...................................... 04
1.1 Da Atividade de Advocacia .............................................................................. 04
1.2 Dos Direitos do Advogado .............................................................................. 05
1.3 Da Inscrição ...................................................................................................... 07
1.4 Da Sociedade de Advogados .......................................................................... 08
1.5 Do Advogado Empregado ............................................................................... 09
1.6 Dos Honorários Advocatícios ......................................................................... 09
1.7 Das Incompatibilidades e Impedimentos ....................................................... 10
1.8 Da Ética do Advogado ..................................................................................... 11
1.9 Das Infrações e Sanções Disciplinares .......................................................... 12
2 DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL ..................................................... 15
2.1 Dos Fins e da Organização .............................................................................. 15
2.2 Do Conselho Federal ........................................................................................ 15
2.3 Do Conselho Seccional .................................................................................... 17
2.4 Da Subseção ..................................................................................................... 18
3 DO PROCESSO NA OAB ..................................................................................... 20
3.1 Do Processo Disciplinar .................................................................................. 20
3.2 Dos Recursos ................................................................................................... 21
CONCLUSÃO .......................................................................................................... 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................ 23
INTRODUÇÃO
O exercício da advocacia é uma fonte inesgotável de desafios, em um mundo permeado de constantes e novos conceitos, de entendimentos e conhecimentos, e que, inexoravelmente, forçam a adoção de posicionamentos, bem como de convencimentos contrários àqueles que até então estavam postos ou aceitos como verdades consolidadas.
O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre a independência e a ética do profissional advogado, apesar de ser um aparente desafio é, entretanto, o resultado positivo de mais de duas décadas na estrada do Direito, vivenciado nas instâncias iniciais, pois é exatamente onde os embates não ficam exclusivamente na retórica jurídica ou nos discursos filosóficos, mas, sim, um lugar onde os homens se vêem, falam e trocam experiências.
A seguir, será detalhadamente abordado o Estatuto da Advocacia e a OAB, explorando os direitos e deveres do advogado, e a estrutura da Ordem dos Advogados do Brasil.
1 ESTATUTO DA ADVOCACIA E A OAB – LEI 8.906/94
A Lei nº 8.906/1994 introduziu no ordenamento jurídico brasileiro o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil, com finalidade de regulamentar, resguardar e delimitar as atividades, implementando o seu sistema organizacional.
1.1 Da Atividade de Advocacia
Em regra, conforme disposto no artigo 1º do Estatuto em estudo, cabe ao advogado postular em juízo e prestar atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas. Ainda nesta seara, nos atos e contratos constitutivos por pessoas jurídicas, é obrigatória a presença de um advogado, visando, sob pena de nulidade.
Existem algumas exceções à atividade/necessidade de um advogado, a exemplo: a) habeas corpus: pode ser impetrado por qualquer pessoa, não sendo atividade privativa da advocacia; b) a postulação junto ao juizado especial cível, desde que o valor seja inferior a 20 salários mínimos; c) nas causas trabalhistas movidas pelos empregados.
No âmbito da advocacia fica proibida a divulgação conjuntamente com outra atividade. Isto se dá porque o advogado presta serviço público e exerce função social. No processo judicial contribui para o sucesso na causa de seu cliente, convencendo o julgador, e seus atos constituem um dever público. No exercício de sua profissão, são invioláveis os seus atos e manifestações, nos limites da lei.
O exercício da advocacia e o título de advogado, em todo o território nacional, são privativos aos inscritos na OAB. Também exercem essa atividade os Advogados-Gerais da União, os Procuradores da Fazenda Nacional, os Defensores Públicos e os Procuradores e Consultores do Estado, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas entidades da administração indireta e fundacional, além dos estagiários devidamente inscritos, sob os auspícios de um advogado.
Dessa forma, os atos exercidos por advogados impedidos, suspensos, licenciados ou que exerçam atividade incompatível com a advocacia e, sobretudo, o que não seja inscrito na OAB, são nulos.
Cumpre ainda dizer que, para que possa postular, o advogado deverá estar, em juízo ou fora dele, munido de mandato/procuração. No caso de urgência, poderá atuar sem o instrumento procuratório, entretanto, deverá apresentá-lo em 15 dias, prorrogável por igual período.
A procuração o habilita ao exercício de todos os atos judiciais, com exceção àqueles que exigem poderes especiais. No caso de renúncia ao mandato, deverá notificar o cliente, ficando responsável
...