O papel do jogo no desenvolvimento físico e mental da criança
Artigo: O papel do jogo no desenvolvimento físico e mental da criança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/9/2014 • Artigo • 264 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
“Jean-Paul Richter e E. T. A. Hoffmann, vê no brincar o espaço da criação cultural por excelência.” “...Brincar é visto como um mecanismo psicológico que garante ao sujeito manter uma certa distância em relação ao real, fiel, na concepção de Freud, que vê no brincar o modelo do princípio de prazer oposto ao princípio de realidade. Brincar torna-se o arquétipo de toda atividade cultural que, como a arte, não se limita a uma relação simples com o real.”
O jogo ajuda no desenvolvimento corporal e mental de uma criança, a ludicidade ajuda a toda criança, a ter um desenvolvimento completo corporal e psicológico. O brincar não é visto apenas como uma diversão, mas também como aprendizado, e facilita a socialização, comunicação, construção de conhecimento e diversos outros benefícios para as crianças.
As atividades lúdicas são conhecidas como meios de passar para as crianças um ambiente agradável, incentivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará no desenvolvimento da criatividade, na inteligência, coordenação motora, dentre outras.
O texto me trouxe a percepção de que a experiência só é adquirida através de observação, é algo que acontece conosco, é o que fica de aprendizado depois de algum acontecimento. Entendo como experiência o saborear, vivenciar algo que passei e me marcou de alguma maneira. Experiência é um conjunto daquilo que se passou, conjunto de histórias, de fatos... Ela sempre vai deixar marcas de alguma maneira.
Ter experiência é ter consciência se determinada coisa dará ou não certo, é ter noção do que aquilo vai causar se for feito...
...