Estrategias De RH
Trabalho Escolar: Estrategias De RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giseleandrade • 16/6/2014 • 2.792 Palavras (12 Páginas) • 296 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 13
4 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Esta produção textual tem como objetivo demonstrar como as diferentes organizações atuam diante das novidades de um mundo globalizado e que avança continuamente no cenário tecnológico. Serão citadas também atividades da área de Recursos Humanos necessárias para o bom andamento de toda e qualquer organização independentemente da área em que atua.
2.DESENVOLVIMENTO
Atualmente por vivermos em um mundo globalizado, muitos fatores podem contribuir para as mais variadas mudanças dentro das organizações. No caso da economia uma crise que acontece do outro lado do mundo pode afetar muitos países. Todas as Organizações devem estar preparadas para se aperfeiçoar e atualizar diante não só da economia global como também das diversas novidades tecnológicas que surgem a cada dia.
O profissional moderno também precisa se atualizar diante do avanço da tecnologia, considerando que o mercado de trabalho vem buscando sempre aquele profissional melhor qualificado e atualizado diante dos avanços tecnológicos para que dessa maneira possa melhor servir, pois a tecnologia afeta tanto o local e a forma como as pessoas trabalham quanto o tipo de trabalho que as pessoas desempenham.
Podemos observar que as diferentes Organizações buscam profissionais que além de qualificado seja também flexível a ponto de admitir as diferenças entre as pessoas, sabendo lidar com as diversas situações geradas a partir de opiniões divergentes. Além disso é esperado do profissional que ele tenha iniciativa e seja proativo sugerindo mudanças e soluções, trazendo resultados positivos.
O bom profissional deve saber trabalhar em equipe cooperando com os demais, demonstrando bom relacionamento interpessoal, bom humor e foco no trabalho, em resultados mas também no ser humano.
Para ser ter profissionais com as competências exigidas para cada cargo é necessário ter uma boa equipe de Recursos Humanos para que possa ser feita uma seleção de pessoas da forma mais adequada possível.
O Planejamento das ações de Recrutamento e Seleção é fundamental para um bom resultado. Segundo Pontes (2004, p. 68) as bases para a previsão de pessoal são:
Planos Organizacionais: . Planos estratégicos;
. Planos e orçamentos das Unidades;
. Previsão de vendas;
. Reorganizações internas;
Fatos externos: . Cenário Econômico;
. Aspectos Legais;
Rotação de Pessoal: . Aposentadoria
. Pedidos de Demissão
. Promoções
. Transferências.
É necessário haver um planejamento cuidadoso, onde devem constar as necessidades da organização para os cargos e apresentação de novos profissionais a serem contratados de acordo com as vagas abertas.
A descrição de cargos é fundamental para que haja uma explicação clara das atribuições dadas a o profissional, pois trata-se de uma relação de todas as atividades a serem desempenhadas pelo profissional e em que condições serão feitas tais atividades, juntamente a isso é necessário fazer a análise do cargo a ser ocupado que vem a ser a identificação dos requisitos mínimos exigidos do profissional que ocupará o cargo.
Quantos aos tipos de Recrutamento pode-se dividi-lo em duas grandes fontes: recrutamento Interno e recrutamento externo:
No recrutamento interno faz-se a seleção daqueles profissionais que fazem parte do quadro de funcionários. Vê-se como vantagens nesse tipo de recrutamento o reconhecimento das pessoas, incentivando e motivando-as, o menor custo, o aproveitamento dos investimentos em treinamentos internos dentre outras. No entanto percebe-se algumas desvantagens como: a possibilidade de gerar acomodação, deixar de inovar, deixar de lado a oportunidade de ter novas ideias e/ou experiências externas que possam contribuir para o crescimentos da organização.
No recrutamento externo pode-se ter a possibilidade de obter novas personalidades e talentos, inovação da composição das equipes de trabalho, trazer novas idéias dentre outras vantagens, mas também possui desvantagens pois pode gerar desmotivação da equipe interna pelo não reconhecimento, ter um custo mais alto, levar maior tempo para preenchimento da vaga.
Para um Processo de Recrutamento e Seleção uma equipes de Rh pode contar com diversas fontes de recrutamento como anúncios em Jornais, ou revistas, agencias de recrutamento, cartazes, Banco de dados, indicações de candidatos pelos colaboradores.
O recrutamento online é uma ferramenta de grande importância, uma vez que com o avanço da tecnologia, muitos processos foram otimizados, entre eles, o de recrutamento e seleção. Candidatos a emprego que, até então, deixavam seu currículo impresso empresa por empresa têm agora a possibilidade de incluí-los via web, seja em classificados online ou no próprio site das organizações, o que tornou a escolha do profissional adequado para determinada vaga muito mais ágil e simples.
Além das diversas vantagens em relação a custo benefício, na maioria dos casos, os sites que oferecem esse tipo de serviço também dispõem de ferramentas diferenciadas que facilitam a busca de emprego, tais como, a inclusão de foto, carta de referência, além de possibilitar uma rápida e constante atualização ou inclusão de dados, como: alterações de contatos – telefones, e-mails, dentre outros.
A impessoalidade, ou seja, os contratos feitos pela rede ainda são pouco afetivos,o que pode ser visto como desvantagem valor bastante importante para a empresa, uma vez que é no contato mais estreito que se conhece o funcionário e que se pode estabelecer uma bom relacionamento;
Além disso, a excessiva impessoalidade dos contatos feitos pela rede ainda tende a ser
...