Estratégia De RH
Monografias: Estratégia De RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Derivania • 21/9/2013 • 517 Palavras (3 Páginas) • 393 Visualizações
Estratégica de Recursos Humanos
A alteração da visão estratégia empresarial, que vem deixando de ter um foco restrito de reflexão e planejamento e vem-se transformando em um processo de aprendizado contínuo, que envolve toda a organização. É um fator crucial na travessia em direção as mudanças , como as estratégicas, as de aprendizado organizacional e as de remuneração; a alteração do papel da área de recursos humanos.
Recursos Humanos ou Departamento Pessoal?
Atualmente apresenta um retrato da gestão recursos humanos, no contexto brasileiro. Esse retrato mostra a complexa base sobre a qual temos de trabalhar.
Na era do Departamento Pessoal
Segundo pesquisa realizada em 1995 com 207 empresas de médio e grande porte localizadas em São Paulo, dois terços das empresas ainda continuam na era do departamento pessoal. Somente 4% tinham práticas modernas de gestão, voltadas para o desenvolvimento da organização e das pessoas. Quando o RH participava, era somente como apoio. Eram raros os casos em que o RH tinha peso nas decisões ou participava da coordenação dos projetos. Os próprios profissionais de RH viam suas áreas desvalorizadas e pouco estruturadas. A pesquisa também indicava que um terço dos entrevistados afirmavam não haver perspectiva alguma de melhoria.
RH em transição
Sua evolução no Brasil foi marcada por dois fatores: a presença do Estado, legislando sobre a relação entre capital e trabalho e intervindo nas negociações salariais, e a pequena importância historicamente dada pelas empresas ao chamado fator humano.
A inserção da economia brasileira no cenário internacional é um fenômeno relativamente recente. Embora alguns setores tenham iniciado seus programas de modernização administrativa e gerencial já na década de 80.
Há empresas que estão adotando práticas avançadas de recursos humanos. Entretanto, ainda hoje poucas empresas têm políticas e praticas modernas de RH. Basta conhecer de perto a realidade das empresas para verificar que as inovações nem sempre são práticas generalizadas.
Período Fase Característica
Antes da década de 30 Pré-jurídico-trabalhista -Inexistência de legislação trabalhista de uma área específica
-Funções descentralizadas
Década de 30 a 50 Burocrática -Surgimento de legislação trabalhista
-Surgimento do departamento pessoal
Década de 50 e 60 Tecnicista -Implementação dos subsistemas de recursos humanos
-Preocupação crescente com desempenho e eficiência
Meados da década de 60 e 70 Sistêmica -Surgimento das gerencias de RH e dos responsáveis por relações industriais
-Integração dos enfoques comportamental, administrativo e estrutural
Década de 80 e 90 Estratégica -Mudanças profundas
-descentralização de funções
-Surgimento o movimento da qualidade
...