Estrategias Empresariais
Dissertações: Estrategias Empresariais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonarodh • 25/5/2014 • 588 Palavras (3 Páginas) • 337 Visualizações
Estratégias empresariais
As estratégias são usadas nas empresas em meio de satisfazer o cliente em meio de concorrência a procura de ter destaque no mercado.
Com as inovações tecnológicas as empresas são obrigada a ter conhecimento inovadores a cada dia.Para se obter lucartividade no produto a ser comercializado as empresas tendem a usar estratégias de evolução para aumentar a demanda no processo de vendas.
Cada empresa tem em si uma política de coodernação para ter sucesso em seus projetos.
Quando é visado as organizações dentro da empresa, visa a proporção de problemas e soluções que cada um pode acarretar no decorrer do processo.De maneira quantitativa as relações intra pessoal vai ser colocada em ênfase para se chegar em um bom senso e ter assim produtividade na área e no departamento a ser feito o planejameto.
O MODELO DE MILES E SNOW
De acordo com o modelo de Miles e Snow (1978), as empresas desenvolvem padrões de comportamento estratégico relativamente estáveis na busca de bom alinhamento com as condições ambientais percebidas pela administração. Os autores propõem a existência de quatro tipos de estratégias genéricas: defensiva, prospectora, analítica e reativa. Eles propuseram categorias de estratégia competitiva, que diferenciam as empresas mediante a relação estratégia/estrutura e ambiente. Estas se diferenciam nas respostas que as empresas dão aos três problemas que compõem o ciclo adaptativo:problema empreendedor, com a definição de um domínio de produto/mercado; problema de engenharia, com a escolha de sistemas técnicos; e problema administrativo, relacionado à estrutura e aos processos organizacionais. Os três problemas, empreendedor, de engenharia e administrativo, estão intimamente conectados, mas a adaptação freqüentemente se inicia pela fase empreendedora, seguida pela de engenharia e, depois, pela administrativa. O ciclo pode ser iniciado também pelas outras fases. Por fim, deve ser salientado que as decisões adaptativas tomadas hoje tendem a se solidificar como aspectos da estrutura de amanhã. As duas categorias mais contrastantes são: (1) estratégia prospectora, caracterizada por elevada busca de mercados e inovação de produtos e processos; e (2) estratégia defensiva, caracterizada por estreitos domínios de produtos/mercados e por ênfase muito grande em eficiência. A terceira categoria, a analítica, pode ser vista como um híbrido das estratégias prospectora e defensiva, possuindo área de negócios central mais estável, e componente de negócios mais dinâmico, tratado de forma prospectora. Finalmente, há empresas que parecem não apresentar nenhuma relação coerente entre estratégia e estrutura, e têm uma não-estratégia, com reações impulsivas diante de eventos do ambiente, denominadas reativas.
A literatura sobre estratégia em pequenas empresas é altamente influenciada por duas grandes abordagens: uma de natureza econômica e outra de natureza empreendedora. A perspectiva econômica tem sido predominante na área, especialmente até meados da década de oitenta. Por outro lado, uma tendência mais recente, a empreendedora, está surgindo com o reconhecimento da possível importância da influência do comportamento individual sobre o processo de formação e implantação
...