Estrutura Organizacional
Trabalho Universitário: Estrutura Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaisgq • 20/11/2013 • 3.550 Palavras (15 Páginas) • 275 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
IINSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho Integrado de Administração
Estrutura Organizacional
Aluno:
SÃO PAULO – SP
2013
Sumário
Introdução
Qualquer organização operacional deve ter sua própria estrutura, a fim de operar de forma eficiente. Para uma organização, a estrutura organizacional é uma hierarquia de pessoas e suas funções.
A estrutura organizacional de uma organização diz-lhe o caráter de uma organização e os valores que acredita dentro, portanto, quando você faz negócios com uma organização ou entrar em um novo emprego em uma organização, é sempre uma ótima idéia para conhecer e compreender a sua estrutura organizacional.
Dependendo dos valores organizacionais e da natureza do negócio, as organizações tendem a adotar uma das seguintes estruturas para fins de gestão.
Embora a organização segue uma estrutura particular, não pode haver departamentos e equipes seguindo alguma outra estrutura organizacional em casos excepcionais.
Às vezes, alguns organismos podem seguir uma combinação das seguintes estruturas organizacionais também.
Basicamente Estrutura organizacional se refere à maneira que uma organização organiza pessoas e empregos, de modo que o seu trabalho pode ser realizado e suas metas podem ser cumpridas. Quando um grupo de trabalho é muito pequeno e cara-a-cara comunicação é frequente, estrutura formal pode ser desnecessária, mas em uma organização maior decisões têm de ser feitas sobre a delegação de tarefas diversas. Assim, são estabelecidos procedimentos que atribuir responsabilidades para várias funções. São essas decisões que determinam a estrutura organizacional.
Em uma organização, de qualquer tamanho ou complexidade, as responsabilidades dos funcionários normalmente são definidas pelo que fazem, que eles se reportam, e para os gestores, que relata a eles.Com o tempo, essas definições são atribuídas a posições na organização, em vez de indivíduos específicos. As relações entre estas posições são ilustrados graficamente em um organograma. A melhor estrutura organizacional para qualquer organização depende de muitos fatores, incluindo o trabalho que faz, seu tamanho em termos de funcionários, receita e da dispersão geográfica de suas instalações, e o alcance de seus negócios (o grau em que ela é diversificada nos mercados ).
Existem múltiplas variações estruturais que as organizações podem assumir, mas existem alguns princípios básicos que se aplicam e um pequeno número de padrões comuns. As seções a seguir explicam esses padrões e fornecer o contexto histórico em que alguns deles se levantou. A primeira seção aborda a estrutura organizacional no século XX.A segunda seção fornece detalhes adicionais das tradicionais, dispostas verticalmente estruturas organizacionais. Isto é seguido por descrições de vários alternativos estruturas organizacionais, incluindo aqueles organizados por produto, função e mercados geográficos ou de produto. Em seguida é uma discussão de estruturas de combinação, ou organizações matriciais. A discussão conclui abordando emergentes e potenciais futuros estruturas organizacionais.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Durante o século XX
Entender o contexto histórico em que algumas das estruturas organizacionais de hoje ter desenvolvido ajuda a explicar por que algumas estruturas são do jeito que são. Por exemplo, por que o velho, mas as siderúrgicas ainda operacionais, como EUA Steel e Belém estruturado com hierarquias verticais? Por que são mais novos mini usinas de aço, tais como Chaparral Steel estruturada mais horizontalmente, aproveitando a capacidade de inovação de seus empregados? Parte da razão, como esta seção discute, é que a estrutura organizacional tem uma inércia a certa ideia emprestada da física e da química que algo em movimento tende a continuar nesse mesmo caminho. Alterar a estrutura de uma organização é uma tarefa difícil gerencial, ea imensidão de um tal projeto é pelo menos parcialmente responsável por estruturas organizacionais mudar com frequência.
No início do século XX, a United States setor empresarial foi prosperando. Indústria estava mudando de job-shop de fabricação para produção em massa, e pensadores como Frederick Taylor nos Estados Unidos e na França Henri Fayol estudou os novos sistemas e princípios desenvolvidos para determinar como estruturar as organizações para a maior eficiência e produtividade, o que em sua opinião foi muito parecido com uma máquina. Mesmo antes disso, sociólogo e engenheiro alemão Max Weber concluiu que quando as sociedades abraçar o capitalismo, a burocracia é o resultado inevitável. No entanto, porque seus escritos não foram traduzidos para o Inglês até 1949, o trabalho de Weber teve pouca influência na prática de gestão americano até o meio do século XX.
Gestão pensou durante este período foi influenciado pelas ideias de Weber da burocracia, onde o poder é atribuído a posições
...