Estrutura Organizacional Tipo Linear Ou Militar
Ensaios: Estrutura Organizacional Tipo Linear Ou Militar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcia_marques • 4/1/2015 • 1.894 Palavras (8 Páginas) • 2.117 Visualizações
Estrutura Organizacional Tipo Linear ou Militar
1. Estruturas Organizacionais
1.1 Conceito de organização
Segundo Djalma de Pinho Rebouças (2002, p.84) "Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos".1
Organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos.
O processo de organizar tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas, segundo algum critério ou princípio de classificação. Um conjunto organizado segundo algum tipo de critério tem uma estrutura. Organização é um atributo de organizar aplica-se a qualquer coleção ou conjunto de recurso. O processo de organizar é também um processo decisório.
Os dados de entrada do processo de organização originam-se do processo de planejamento. O resultado do processo de organização é uma estrutura organizacional. A escolha da estrutura organizacional é uma das principais decisões da administração das organizações.
Figura 1 - Processo de organização
Dados da entrada => Processo de Organização => Estrutura Organizacional
1 Planos
2 Recursos
3 Modelos e técnicas de organização
4 Condicionantes da estrutura organizacional (recursos humanos, ambiente, estratégia, tecnologia) 5 Análise e interpretação dos dados de entrada
6 Criação e análise de alternativas
7 Escolha da estrutura organizacional 8 Divisão do trabalho
9 Autoridade e hierarquia
10 Sistema de comunicação
1.2 Estrutura Organizacional
Segundo Stoner (1992, p.230) "Estrutura Organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas".2
Estrutura organizacional é um meio pelo qual as organizações utilizam para atingir seus propósitos, definindo a autoridade e as responsabilidades das pessoas, como indivíduos e como integrantes de grupos. As estruturas se destinam a garantir ou pelo menos amenizar a influência das variações individuais sobre a organização, ou seja, que os indivíduos se adaptem às exigências da mesma e não ao contrário.
Em resumo, a estrutura compreende a disposição das diversas unidades que compõem a empresa, departamento, divisões e seções etc.e a relação entre superiores e subordinados. Envolve todo organismo da empresa, como deveres, responsabilidades e os sistemas de autoridades e de comunicações existentes na organização.
1.3 Vantagens de uma estrutura adequada.
Podemos identificar várias melhorias nos processos das empresas que possuem uma estrutura adequada, como:
• Permite identificar as tarefas necessárias, melhorando a distribuição das mesmas, evitando assim que indivíduos fiquem sobrecarregados;
• Organizar as funções e responsabilidades, definindo e comunicando as autoridades e considerações referentes a cada cargo;
• Maiores informações, recursos e retorno aos empregados;
• Medidas de desempenho em concordância com os objetivos;
• Permite condições motivadoras;
1.4 A Estrutura formal e informal
Toda empresa possui dois tipos de estrutura: formal e a informal.
A organização formal é decididamente planejada e fortemente representada em alguns aspectos pelo seu organograma. Cabe ressaltar que organograma será definido mais adiante. Este tipo de estrutura possui ênfase nas posições em termos de autoridade e responsabilidade. Além disso, é estável, esta sujeita a controle, e apresenta um líder formal.
A Organização informal surge da interação social das pessoas significa dizer que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Geralmente não aparecem no organograma.
São relacionamentos não documentados e não reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização, que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados. Essas relações sempre existirão, pois são inerentes às pessoas. A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal, é instável e não está sujeita a controle e sim aos sentimentos. Possui um líder informal e desenvolve sistemas e canais de comunicação próprios.
As vantagens da estrutura informal é que proporciona maior rapidez no processo, complementa a estrutura formal, reduz a carga de comunicações dos chefes, motiva e integra as pessoas na empresa.
As desvantagens são que essas relações informais são desconhecidas das chefias, de difícil controle e há possibilidade de atritos entre as pessoas.
2. As representações gráficas da estrutura
2.1 Organograma
Para representar a estrutura organizacional, deve ser utilizado o gráfico universal denominado organograma.
O organograma é conceituado como a representação gráfica e abreviada da estrutura da organizacional. A figura 2 mostra um exemplo de organograma, no qual são encontradas as seguintes informações:
Divisão do trabalho: os retângulos representam unidades de trabalho e indicam como as responsabilidades estão divididas dentro da organização. Os títulos dos retângulos mostram quais as responsabilidades de cada unidade de trabalho.
Autoridade e hierarquia: verticalmente, o número de níveis em que os retângulos estão agrupados mostra como a autoridade está graduada, do gerente que tem mais autoridade, no topo da estrutura, até o que tem menos autoridade, na base da estrutura.
Comunicação: as linhas que ligam os retângulos mostram a interdependência das unidades de trabalho. As linhas de comunicação nascem das decisões sobre divisão do trabalho e autoridade e hierarquia.
Figura 2 – Modelo de Organograma
2.2 Funcionograma:
O funcionograma é um gráfico
...