Estudo Dirigido Gestao Hospitalar
Casos: Estudo Dirigido Gestao Hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvinhalove • 18/11/2013 • 678 Palavras (3 Páginas) • 959 Visualizações
01: De maneira resumida, descreva a transição da assistência farmacêutica no Brasil desde a CEME, até a construção da nova Política Nacional de Medicamentos?
A Assistência Farmacêutica, como política pública, teve início em 1971 com a instituição da Central de Medicamentos (Ceme), que tinha como missão o fornecimento de medicamentos à população sem condições econômicas para adquiri-los (BRASIL, 1971) e se caracterizava por manter uma política centralizada de aquisição e de distribuição de medicamentos. Mudanças de princípios foram introduzidas com a promulgação da Constituição Federal em 1988. Esta estabeleceu a saúde como direito social (Art. 6º) e o seu cuidado como competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios (Art. 23).
A Assistência Farmacêutica representa hoje um dos setores de maior impacto financeiro no âmbito das Secretarias Estaduais de Saúde e a tendência de demanda por medicamentos é crescente. A ausência de um gerenciamento efetivo pode acarretar grandes desperdícios, sendo considerado recurso crucial.Gerenciar é alcançar resultados através de pessoas, utilizando eficientemente os recursos limitados. Um bom gerenciamento é fruto de conhecimento, habilidades e atitudes. Abrange ações de planejamento, de execução, de acompanhamento e de avaliação dos resultados. Esta é permanente, pois a avaliação dos resultados incorrerá em novo planejamento, nova execução, novo acompanhamento e nova avaliação
02. Quais são as diretrizes do Plano Nacional de Medicamentos?
Adoção da Relação de Medicamentos Essenciais
Regulação Sanitária de Medicamentos
Reorientação da Assistência Farmacêutica
Promoção do Uso Racional de Medicamentos
Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Promoção da Produção de Medicamentos
Garantia da Segurança, Eficácia e Qualidade dos Medicamentos
Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos
03. Qual o objetivo da reorientação da assistência farmacêutica?
A Reorientação da Assistência Farmacêutica, impôs nova ordem acerca dos desafios
para ampliação do acesso e promoção do uso racional de medicamentos, a ser assumida pelas três instâncias gestoras do SUS, mostrando, assim, a necessidade de uma visão mais abrangente que passa pela compreensão da mudança na concepção da assistência farmacêutica na resolutividade das ações de saúde.
04. O que é gerencia técnica da assistência farmacêutica e quais são suas atribuições?
A gerencia técnica da assistência farmacêutica tem as suas atividades gerenciais e seu desempenho técnico e administrativo encontram-se voltados a um conjunto diversificado de objetivos direcionados a implementação da Política Nacional de Medicamentos- PNM e à consolidação do SUS, tendo como ponto norteador a Reorientação da Assistência Farmacêutica.
1. assessorar a SPS e demais instâncias do Ministério da Saúde em assuntos
relativos à assistência farmacêutica;
2. interagir com as áreas técnicas do Ministério da Saúde e demais Ministérios, na
formulação e execução de projetos;
3. elaborar estratégias e projetos em consonância com a Política Nacional de
Medicamentos;
4. prestar cooperação técnica às instâncias do SUS no desenvolvimento das
atividades relativas a Política Nacional de Medicamentos.
05. Quais foram os problemas encontrados na assistência farmacêutica
...