TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Técnicas Projetivas

Por:   •  20/4/2022  •  Resenha  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

1) Sobre o teste HTP, explique:

A) Qual é o seu objetivo e seu público-alvo:

O objetivo do HTP é obter informações, através de desenhos que expressam elementos inconscientes, sobre como uma pessoa percebe sua individualidade, o ambiente que a cerca uma vez que estimula a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflito. O Público-alvo são crianças, a partir de 8 anos, e adultos

B) Material do teste.

Os materiais do teste são papel ofício A-4 (tamanho ideal, não pode ser papel com pauta), lápis grafite nº 2, borracha, relógio ou cronometro. O HTP aplicado em crianças também utiliza lápis coloridos, no que se constitui, assim, a Bateria Acromática e Cromática do H-T-P.

C) Aplicação do teste.

A aplicação do teste é feita em, no mínimo, duas fases:

Sendo a 1ª fase: não verbal; criativa; pouco estruturada; desenho a mão livre; acromático; desenho casa – árvore – pessoa; podendo ter um desenho adicional – pessoa do sexo oposto.

A 2ª fase consiste em um inquérito sobre lista de conceito e possui perguntas estruturadas para avaliar aspectos de cada desenho.

2) Qual é o simbolismo dos desenhos da Casa, Árvore e Pessoa.

O simbolismo do desenho da Casa consiste em pensa-la como lar e suas implicações, submetendo o clima da vida doméstica e as inter-relações familiares, tanto na época atual como na infância. Para algumas pessoas, a casa reflete suas relações com a mãe ou ajustamento a situações domésticas em geral (filhos, esposo/a). Reflete a percepção da família e a capacidade do indivíduo agir sobre estresse e tensões nos relacionamentos íntimos. As crianças expressam suas relações com pais e irmãos, principalmente com a mãe

O desenho da Árvore permite investigar a autoimagem e o autoconceito ou diferentes aspectos do self. Aspectos projetados associam-se com os conteúdos mais profundos da personalidade. Reflete a relação com o pai. Revela sentimentos mais duradouros e profundos. Representa o crescimento e pode revelar sentimentos do aplicando em várias fases do desenvolvimento, simbolizado pela progressão da raiz até a copa.

O desenho da Pessoa permite investigar a autoimagem e o autoconceito ou diferentes aspectos do self também. Aspectos projetados revelam a expressão da visão de si mesmo mais próxima da consciência e de sua relação com o ambiente. Revela o grau de ajustamento num nível psicossocial. Pode conter elementos do autorretrato ou de um self ideal ou pode resultar da percepção de pessoas significativas (pais, irmãos...).

3) Cite e explique os detalhes essenciais da Casa, da Árvore e da Pessoa.

Os detalhes essenciais da Casa são considerados os elementos: telhado, paredes, portas, janelas, chão e acessórios (chaminé, perspectiva, etc.). Ausência de qualquer dos elementos essenciais suscitaria a hipótese da presença de transtornos mais graves. As portas e janelas referem-se a canais de comunicação ou vias de acesso ao mundo externo. Ausência de portas e janelas ou essas fechadas significam inacessibilidade, isolamento. Uso dos lados da folha como uma linha da parede lateral indica insegurança generalizada. O telhado incompleto, cortado pela margem superior do papel refere-se à necessidade patológica de procurar satisfação na fantasia.

Os detalhes essenciais da Árvore são tronco, galhos, raízes, folhas e frutos. O tronco refere-se a sentimentos de poder e a força do ego (auto-estima). As irregularidades no tronco referem-se a sentimentos de inadequação. As cicatrizes no tronco remetem a experiências traumáticas. A presença de galhos no desenho é um dos indícios sobre como o sujeito percebe sua capacidade de encontrar satisfação no ambiente. O desenho de uma árvore deve ter pelo menos um troco e um galho. A falta desses elementos caracteriza uma deterioração intelectual. E se estiverem ausentes significam falta de contato com o mundo externo. As Raízes referem-se à estabilidade das forças da personalidade, bom contato com a realidade. A ausência de folhas remete à insatisfação. As presenças de frutos nos desenhos de adultos referem-se a sentimentos de satisfação e criatividade, podendo estar ligado também ao desejo de ter filhos.

O primeiro detalhe essencial sobre o desenho da Pessoa é ligado ao fato de que se desenhe o mesmo sexo primeiro. O desenho do sexo oposto provavelmente apresenta problema no desenvolvimento da sua identidade sexual. A Cabeça associa-se a aspectos intelectuais – necessidade de controle racional dos impulsos e/ou da fantasia. Traços faciais, braços e mãos sugerem detalhes associados com a comunicação e interação com o ambiente. O tronco refere-se a atitude do sujeito frente a seus impulsos. A ausência de partes essenciais como olhos, mãos, braços, tórax, cabeça sugerem falta de percepção do corpo como totalidade ou incapacidade para lidar com os problemas da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com