Estudo Do Caso Restaurante Fellini
Trabalho Escolar: Estudo Do Caso Restaurante Fellini. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: niseise • 13/5/2014 • 1.149 Palavras (5 Páginas) • 2.714 Visualizações
RIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 4
2.1.1 Comunicação, Clima e Cultura Organizacional 5
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho vamos analisar as diferentes formas que o Restaurante Fellini utilizou para garantir seu enorme sucesso, agradando funcionários e clientes. Ao longo dos 16 anos de empresa, todos os benefícios que foram criados, foram com intuito de oferecer prêmios que agradassem aos funcionários.
A empresa sempre foi uma realizadora de sonhos, desembolsando a cada ano mais recursos para sua equipe, que trabalha motivada e são responsáveis pelo sucesso do restaurante. Por se tratar de uma empresa familiar, as atividades de RH são voltadas para que os funcionários sejam felizes e motivados em suas atividades.
Quanto melhor o desempenho do grupo maior será a distribuição dos ganhos entre eles. Com a equipe motivada fica mais fácil manter uma das características marcantes do Fellini: a obsessão pelo bom atendimento.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS
O Restaurante Fellini acreditando no atendimento diferenciado e personalizado para consolidar-se como Colaboradores, oferece um preço justo aos clientes para manter a empresa. Utilizam a mão de obra como ferramenta de gestão pessoal para manter a excelência em atendimento e qualidade dos serviços. Na empresa existem diversas formas de reconhecimento salarial, sendo a principal o elogio e o agradecimento verbal, que de acordo com pesquisa interna foi eleito o item mais importante.
É oferecida premiação em dinheiro para elogios vindos dos clientes e da gerencia sempre que algum colaborador é destacado, também premia as equipes de venda por produtividade, eleição e premiação do funcionário do mês.
As políticas de RH são comunicadas a equipe através de reuniões semanais. Analisando, podemos no momento sugerir que as políticas sejam mantidas e aprimoradas com o passar do tempo, pois a empresa apresenta uma gestão de excelência em todos os sentidos, em especial com as políticas de Recursos Humanos. O restaurante deve sempre procurar se aprimorar para não ser ultrapassado pela concorrência, buscar inovações, novas ideias, sugestões de clientes, estudos de mercado para melhor satisfazer os clientes e manter-se no mercado competitivo. O sucesso de uma organização depende do conhecimento, das capacidades e das habilidades de seus funcionários.
A compensação baseada em incentivos ajuda significativamente a motivar os funcionários a trabalhar bem. Os trabalhadores procuram espaço para criatividade, precisam de oportunidades para discutirem suas avaliações com dignidade e abertura, o que é amplamente encontrado no restaurante. Outro ponto é a importância da área de treinamento, uma vez que é dentro dela que o funcionário se desenvolve e se prepara para novos desafios.
Funcionários que excedem as expectativas dos clientes acrescentam um valor a mais às vendas e à imagem da empresa. Satisfazer e motivar os empregados e fidelizar os clientes através de um relacionamento de confiança entre funcionários e clientes. Funções de RH tais como a seleção, treinamento, remuneração e similares. Somente clientes internos satisfeitos e comprometidos com o sucesso da empresa são capazes de satisfazer e envolver clientes externos.
2.1.1 Comunicação, Clima e Cultura Organizacional
Anualmente, os colaboradores tomam vacinas antigripais e recebem gratuitamente remédios. O próprio plano de saúde oferecido tem aspecto preventivo, pois permite ao médico solicitar exames periódicos para monitorar e prevenir doenças comuns e de fácil controle.
Incentivam a pratica de esportes patrocinando o time de futebol do restaurante que é formado principalmente pela equipe do salão e cozinha. Para promover o bem estar físico e emocional da equipe, dispõe de uma verba para incentivo cultural.
Para perpetuar os valores do restaurante, mesmo quando ele não estiver a frente do negócio, a formação da cultura organizacional, nesse sentido, é imprescindível para que a empresa mantenha seus resultados na ausência de seus donos. O jeito mais adequado é promover a descentralização dos poderes, incentivar as parcerias e continuar partilhando os resultados.
Valores como comprometimento e eficiência, atendimento diferenciado e personalizado, confiabilidade, responsabilidade, segurança e empatia que se encontram na gestão do criador do negócio podem durar para sempre se os seus sucessores se espelharem no mesmo. O fundador, pode também,
...