ESTUDO DE "CASE" RESTAURANTE FELLINI: Gestão De Pessoas
Pesquisas Acadêmicas: ESTUDO DE "CASE" RESTAURANTE FELLINI: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rhosi • 14/5/2014 • 1.671 Palavras (7 Páginas) • 1.213 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado através do estudo realizado pela Central de Cases sobre o desenvolvimento do Restaurante Fellini com a gestão de pessoas num ambiente familiar. Onde a gestão de pessoas esta totalmente ligada à qualidade e ao atendimento cliente.
O presente estudo trata sobre um caso de sucesso que é o Restaurante Fellini. Um restaurante localizado no bairro nobre do Leblon que possui como diferenciais: ambiente agradável, atmosfera de harmonia e tranquilidade, um cardápio variado, valorização perceptível dos clientes (interno e externo) e uma busca incansável pela excelência de produtos e serviços e pela inovação.
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com o estudo do case do restaurante Fellini observa-se a questão principal do interesse na gestão de pessoas é de basear-se em motivar os funcionários a alcançar os objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz sendo que por se tratar de uma empresa familiar com 62 funcionários tem como objetivo mantê-los conhecendo sua autoestima e necessidades para ampliar a produtividade. Segundo o senhor Nelson, proprietário do restaurante, no início não foi fácil fazer seu empreendimento deslanchar, passou por varias situações complicadas e resolveu dar a volta por cima. Reformulou o restaurante e se especializou na área de servir, mudando do modo ”á lá carte” para o sistema de cobrança por peso, além de outras benfeitorias necessárias para atingir o sucesso.
Analisando setores da empresa onde se necessita de uma força gestora para um bom planejamento estrutural, deixando claro que sua presença está para melhorar, motivar e modificar e por isso conta-se com a ajuda dos funcionários para poderem chegar a um acordo juntos, sendo um excelente diferencial para uma excelente mudança sem prejuízos tanto no ambiente de trabalho quanto na estrutura organizacional; Com responsabilidade, paciência e dinamismo mantendo sempre o mais auto padrão de trabalho com uma liderança através da maturidade que não descrimine nem proteja as pessoas, levando em conta a qualidade profissional de cada um. Analisando sempre os fenômenos de qualidade como premissa e a evolução tecnológica para um bom funcionamento da estrutura organizacional, pois a não absorção destas informações podem fazer com que a organização de ramos alimentícios caia por parte dos próprios empresários. Descobre-se então que quando se tem uma boa administração se tem um exemplo de estabilização e crescimento bastante significativo devido a um acompanhamento das demandas regionais e o comando de uma liderança visionaria e carismática que além de seu grande comprometimento busca motivar sua equipe de forma tal quais seus colaboradores assumam seu papel na empresa por amarem o que fazem e o local que fazem, trazendo um excelente exercício de responsabilidade humana quanto aos colegas e clientes impulsionando o desenvolvimento de cada membro e acima de tudo sua habilidade.
Portanto podem ser identificadas algumas áreas organizacionais que são de extrema importância para o funcionamento do mesmo desde a metodologia até á pratica. Então como proposto organiza-se as áreas ou funções encontradas no restaurante quanto ao planejamento das finanças que basear-se em orçamentos para a projeção de gastos feitos no decorrer de um determinado período, por exemplo, somando as contas fixas mensais que se possui na compra de alimentos e utensílios, bem como nas despesas extras que venham a surgir, poderia se observar também a questão de uma análise de investimento na necessidade de novos equipamentos avançados para se facilitar o desempenho ou mesmo a inovação da área física investindo no design do estabelecimento, como uma nova pintura, um destaque maior para chamar a atenção da clientela, quadros com demonstrações do cardápio, pois mesmo sendo coisas simples atualmente a necessidade das organizações é buscar tecnologia e inovação, a fim de obter vantagens competitivas induzindo os empresários a buscarem novos recursos, bem como financiamentos para melhorias dentro do restaurante, analisando sempre o capital, fluxo de caixa, empréstimos e créditos, em disponibilidade imediata; Desde que este traga algum retorno lucrativo superior ao que foi investido e que venha a suprir as necessidades sem prejudicar o orçamento. Portanto neste mesmo departamento podem-se disponibilizar para efetuar o trabalho cinco funcionários os quais estarão auxiliando dona Helena à sócia do restaurante que cuida do departamento financeiro e do atendimento a clientela, estes então exercendo as funções de contabilidade apurando a contabilização das despesas e os lucros que o restaurante tem; A tesouraria que estará administrando todo o dinheiro que será recebido e mantido nas contas bancaria ou no caixa; O faturamento bruto: total de vendas e o liquido: resultado dos impostos que o restaurante pagará sobre suas vendas; Incluindo a auditoria podendo ser feita por dona Helena verificando os registros contábeis de qualquer procedimento que envolva os recursos financeiros. E por fim a administração do capital de giro que gerenciará os recursos de que será necessário no dia a dia analisando os investimentos de curto prazo e alta liquidez, administrando também os estoques de alimentos.
Apresentar um feedback dos resultados já obtidos e rever o processo para que se necessário sejam feitas alterações que garantam a empresa a melhoria continuado padrão. O marketing é uma área que oferece inúmeras ferramentas que ajudam as empresas a identificar o seu público alvo e desvendar seus desejos, utilizando técnicas para descobrir qual o potencial de cada um dos seus clientes se prospectos. O marketing de relacionamento é uma dessas ferramentas e está voltado a ajudar as organizações a projetarem e lançarem ações voltadas aos clientes, buscando sempre que estes se tornem cada vez mais próximos de seus produtos e/ou serviços, de forma a utiliza-los e recomenda-los as demais pessoas, pois indiretamente, reconhecem o valor e o esforço a eles disponibilizados por aquela empresa.
“Para administrar uma empresa é preciso, além de interesse, preparação técnica e prática”. Além disso, a empresa deve sempre preparar seus colaboradores para possíveis crises
...