Estudo dirigido de farmacognosia
Por: Lisa Bruziqueci Cunha • 30/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.070 Palavras (5 Páginas) • 264 Visualizações
- O que é e qual a finalidade do processo de extração de drogas vegetais ?Como funciona a dinâmica extrativa envolvida nos processos extrativos?
R: A extração é a retirada, da forma mais seletiva possível, as substâncias ou fração ativa da droga vegetal. Para isso, é usado um líquido ou uma mistura de líquidos tecnologicamente apropriados e toxicologicamente seguros.
- Quais são os principais fatores que influenciam nos processos extrativos empregados em Farmacognosia ?
R: A característica do material vegetal, o tamanho das partículas, a temperatura, a agitação e o tempo de extração, a polaridade do solvente usado, a saturação do líquido extrator, o pH, o teor de umidade, a porosidade do leito(material de extração) e a localização dos constituintes.
- Quais os líquidos extratores mais comumente usados nos processos extrativos?Cite a sua polaridade e a sua toxicidade.
R: Nos processos extrativos para uso farmacêutico são usados os seguintes líquidos: etanol, misturas hidroalcoólicas, água, água acidificada, água alcalinizada (polares, pouca toxicidade). Uso para estudo químico: éter de petróleo e hexano (apolares); tolueno, diclorometano, clorofórmio (muito tóxicos, polaridade mediana); acetato de etila, n-butanol (tóxicos, média polaridade); metanol (tóxico, polar).
- Pesquise o que são extratos fluidos e tinturas ? Como são obtidos ?
R: Extratos fluidos são preparações obtidas das drogas vegetais manipuladas, sendo que 1000g de extrato devem conter equivalente a 1000g de erva seca. Extrato tinturas são concentrações preparadas com álcool e plantas medicinais, que permitem que as ervas e suas propriedades sejam armazenadas durante longos períodos de tempo sem perderem suas propriedades.
- Como são realizados os processos de maceração simples, infusão, digestão e
decocção ? Aponte quais as suas vantagens e desvantagens ?
R: Maceração simples: consiste no simples contato da droga vegetal com o líquido extrator por um período de tempo determinado. Esta maceração pode ser estática ou dinâmica, com agitação de ambas. Infusão: é uma bebida feita pela imersão de uma droga vegetal em água fervente. Tem como vantagens a facilidade e baixo custo, enquanto as desvantagens são limitações pela alta temperatura. Decocção: material vegetal em contato, durante um certo tempo, com um solvente, geralmente água, em ebulição. Tem como vantagens a simplicidade, enquanto as desvantagens são algumas substâncias ativas são alteradas por aquecimento prolongado. Digestão: consiste em manter o material vegetal em contato com um solvente (normalmente a água) durante um certo tempo em uma temperatura branda +/- 50°C e não pode deixar o solvente entrar em ebulição. Tem como vantagem a simplicidade e desvantagens são que algumas substâncias ativas são alteradas por aquecimento prolongado.
- Qual a(s) finalidade(s) da extração contínua com aparelho de Soxhlet ? Como é
realizada ? Faça um esquema do aparelho explicando o seu funcionamento.
R: Tem a finalidade de extrair sólidos com solventes voláteis. Em cada ciclo da operação, o material vegetal entra em contato com o solvente renovado, possibilitando então uma extração altamente eficiente. O aparelho é montado no balão, dentro do balão se coloca o líquido extrator, uma manta embaixo para aquecer o líquido e em cima do Soxhlet o (???). O processo é fechado, então o líquido não é perdido. O líquido entra em ebulição, evapora e depois se condensa no aparelho que fica em cima do Soxhlet e tnão vai pingando na matéria prima. Quando chega no limite, o líquido volta para dentro do balão carregando os metabólitos secundários e com isso o metabólito fica em contato com o líquido aquecido e então o ciclo se repete.
- Compare os processos de extração que fazem uso do calor, quanto aos procedimentos,
finalidades, vantagens e desvantagens.
R: Os processos de extração que fazem o uso do calor são: infusão, decocção e digestão. A infusão é uma bebida feita pela imersão de uma droga vegetal em água fervente. Tem como vantagens a facilidade e baixo custo, enquanto as desvantagens são limitações pela alta temperatura. A decocção utiliza o material vegetal em contato, durante um certo tempo, com um solvente, geralmente água, em ebulição. Tem como vantagens a simplicidade, enquanto as desvantagens são algumas substâncias ativas são alteradas por aquecimento prolongado. A digestão consiste em manter o material vegetal em contato com um solvente (normalmente a água) durante um certo tempo em uma temperatura branda +/- 50°C e não pode deixar o solvente entrar em ebulição. Tem como vantagem a simplicidade e desvantagens são que algumas substâncias ativas são alteradas por aquecimento prolongado.
...