Estudo dirigido imunológica
Por: Juan Roriz • 8/10/2017 • Artigo • 2.409 Palavras (10 Páginas) • 1.276 Visualizações
Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências
Departamento de Biologia
Disciplina: Imunologia (CH0904)
Profa. Erika Freitas Mota
Estudo Dirigido referente ao conteúdo d
a 1ª. AP
Capítulos do Abbas: 7ª ed.
1, 2, 3, 4 e 12 (Sistema Complemento) ou 8ª ed 1, 2, 3, 4 e 13
(Sistema Complemento)
Aluno(a): Juan De Sá Roriz Caminha
1. O que é a Imunologia? Qual o principal objetivo das respostas imunológicas? Quais os componentes do sistema imunológico?
R: É o estudo das funções do sistema imune e das respostas imunes, assim como dos eventos celulares e moleculares que ocorrem após o organismo entrar em contato com micro-organismos e outras macromoléculas estranhas.
O principal objetivo das respostas imunológicas é reagir a componentes de micro-organismos, bem como a macromoléculas, como proteínas e polissacarídeos e a pequenas substâncias químicas que são reconhecidas como elementos estranhos, independentemente das consequências fisiológicas ou patológicas dessa reação.
Componentes do Sistema imunológico: Orgãos linfoides primários: Timo e Medula ósse. Orgãos Linfóides secundários: Baço, linfonodos. Além disso, o sistema linfático, Leucócitos: linfócitos T (amadurecem no Timo) e B (amadurecem na medula óssea, células Nk(natural Killers), Monócitos (Macrófagos), Granulócitos: constituem aproximadamente 50% dos leucócitos, dividem-se em, basófilos, neutrófilos e eosinófilos, as células apresentadoras de antígenos e as células efetoras também são células do sistema imunológico. Além de Anticorpos, citocinas e outras moléculas, como as do sistema complemento.
2.O que é a imunidade e quais as principais etapas seguidas pelo organismo que podem levar à defesa do mesmo?
R: É o conjunto de células, moléculas e órgãos que atuam de forma coordenada, a colaborar entre si, para reconhecer aquilo que é próprio do indivíduo (tolerância imunológica), não reagir ao que é próprio, mas apenas ao que é estranho a ele.
As principais etapas são, Reconhecimento -> Ativação e proliferação -> Efetuação de uma possível resposta.
FASE COGNITIVA: toda resposta imune inicia-se com o reconhecimento do antígeno. Cada indivíduo possui inúmeros clones de linfócitos, que compõe seu repertório linfocitário, e cada 1 destes clones é capaz de reconhecer e responder a 1 determinado tipo de antígeno. Quando um antígeno entra no organismo ele seleciona um clone linfocitário pré-existente, ativando-o. esta é a base da Teoria da Seleção Clonal, que foi sugerida por Niels Jerne e anunciada por Burnet. De acordo com esta teoria, os clones de linfócitos desenvolvem-se antes e independentemente do contato com o antígeno. Desta forma, o sistema imune pode responder a uma grande variedade de antígenos.
FASE DE ATIVAÇÃO E PROLIFERAÇÃO: para a ativação dos linfócitos são requeridos dois sinais: (a) interação com o antígeno ou 1º sinal (resposta específica) e (b) participação de células acessórias ou 2º sinal (quando necessária). A ativação dos linfócitos origina vários eventos: síntese de proteínas (citocinas), proliferação celular, diferenciação em células efetoras e diferenciação em células de memória.
FASE EFETORA: os anticorpos produzidos por linfócitos B eliminarão antígenos extracelulares, ao passo que os linfócitos T efetores eliminarão micro-organismos intracelulares. Além disso, há também a participação dos elementos da imunidade inata. Após a eliminação do antígeno, o sistema imune retorna ao seu estado basal e, vários linfócitos efetores morrem por apoptose devido à ausência de estímulo antigênico.
3.
Liste os órgãos linfoides primários e descreva suas funções na resposta imune.
R: Timo: Responsável pela maturação e diferenciação dos linfócitos T, localiza-se na região ântero-superior da cavidade toráxica, sob o esterno, atrás do coração e constitui-se de dois lobos, cada um contendo uma região cortical e uma medular. No córtex, predominam os timócitos (linfócitos T em amadurecimento), macrófagos e células epiteliais do córtex. Na medula, temos corpúsculos de Hassa (células epiteliais em degeneração), macrófagos e linfócitos T maduros. Da medula, os linfócitos T migram para ocupar os órgãos linfoides secundários.
Medula óssea: Grande responsável pela produção das células sanguíneas, hemácias, leucócitos de um modo geral, assim como as plaquetas, são produzidos na medula óssea. Orgão de maturação dos linfócitos B. Nos adultos, está presente em ossos longos, de grande calibre, nas crianças, está presente na maioria dos ossos.
4. Liste os órgãos linfoides secundários e descreva suas funções na resposta imune.
R: Baço: Localiza-se na região abdominal esquerda superior e está envolvido na resposta a antígenos provenientes da circulação sanguínea, também participa da eliminação das células sanguíneas senescentes ou lesadas.
Linfonodos: Também chamados de gânglios linfáticos, são bem organizados e encapsulados, irrigados pela linfa, possuem vasos aferentes e eferentes. Nos linfonodos, ocorrem as respostas imunes contra antígenos provenientes da linfa. Região de contínua recirculação linfocitária.
Sistema Imune cutâneo: É um sistema imune especializado, constituído de células de linhagem linfoide, linfócitos e células acessórias, tendo como função, a detecção efetiva dos antígenos ambientais.
Sistema imune das mucosas: As superfícies mucosas dos tratos gastrointestinal (GALT) e respiratório (NALT), assim como a pele, são povoadas por linfócitos e células acessórias que têm como finalidade responder aos antígenos ingeridos ou inalados. GALT: Placas de Peyer (íleo, intestino grosso e apêndice) e lâmina própria, NALT: Tonsilas e adenoides.
5. Quais são as principais características dos órgãos linfoides primários em comparação com as dos secundários nos mamíferos?
R: Nos órgãos linfoides primários, ocorre não apenas maturação, mas também a produção das células do sistema imune, já nos órgãos linfoides secundários, a produção de células imunológicas é inexistente.
6. As superfícies mucosas do trato gastrintestinal e respiratório são colonizadas por linfócitos e células apresentadoras de antígenos (APC). Qual a importância da estrutura e distribuição diferenciada das células na mucosa?
...