TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Socioculturais

Trabalho Escolar: Estudos Socioculturais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 5

) Observe a charge abaixo:

Fonte: NOVAPAUTA.COM. Brasil todo torcendo... Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-Z30vZOpsydY/UCPuVWyzhFI/AAAAAAAAKyY/yxFtJ3pBVec/s640/charge+mensal%C3%A3o.jpg>. Acesso em: 31 out. 2012.

Em conformidade com o conteúdo da charge abordada, proponha dois argumentos: um argumento a favor da Ética, e outro argumento contrário à corrupção. Sua resposta deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 linhas. (4,0 pontos)

RESPOSTA:

ÉTICA

Diariamente, ao assistirmos televisão em nossas humildes residências, após um dia de muito trabalho, nos deparamos com uma enxurrada de informações vergonhosas vindas de Brasília. Logo Brasília, a Capital Nacional de onde deveriam originar-se os bons exemplos e as boas condutas de nosso País, pois é lá que estão os nossos indicados, aqueles que deveriam materializar nossas ambições.

Os valores morais e a conduta humana, outrora tão exaltados em nossa sociedade perderam-se ao longo do tempo nas esquinas e nos rios de dinheiro no qual navegam nossos governantes. Há uma carência de justiça social e o povo atualmente está assistindo a tudo isso inerte, muitas vezes na expectativa de que algo vá mudar, de que alguém vai fazer um truque ou uma mágica da noite para o dia a fim de nortear novamente a mente de nossos governantes. Infelizmente, para nossa tristeza, o pensamento de nossos governantes está mais ligado ao bolso deles do que as nossas necessidades.

CORRUPÇÃO

A corrupção tem permeado as diversas esferas da sociedade nos dias atuais. Um recente exemplo disso é o conhecido e popularizado esquema por meio do qual o voto de parlamentares era comprado, o Mensalão. Assistimos a tudo isso envergonhados, assistimos a tudo isso de nossas residências ficando somente na expectativa de que alguém vai nos socorrer. Em meio a esses acontecimentos de corrupção, a população brasileira nada mais faz do que aguardar que seja feita a justiça e que a punição dos que praticaram esses atos ilícitos realmente aconteça. Punição? Que país é esse onde um condenado do Mensalão assume um cargo público e ainda por cima, leva consigo durante sua posse, a nossa constituição. Realmente, estamos indo para outra direção, não a certa para a sociedade, a certa para aqueles que roubam, que mentem, que fazem e acontecem. Alguns dizem que nada viram, outros, que viram tudo. Falta-nos algo, falta-nos justiça!

2) Leia o texto a seguir:

O papel das redes sociais digitais nas novas formas de ativismo político.

Ao estudar os fenômenos recorrentes à sociedade que configuram objeto de preocupação para a Sociologia contemporânea, foram abordados temas como globalização, desigualdades socioeconômicos, agrupamentos ou grupos sociais, mídia e as comunicações de massa entre outros. A globalização, entendida como processo no qual se intensificam as relações e a interdependência sociais e globais é um fenômeno social com vastas implicações onde os grupos e as nações tornam-se mais interdependentes (CASAGRANDE; AMORIM). Os efeitos desse processo foram sentidos fundamentalmente por uma rápida integração econômica entre os principais agentes e atores econômicos (empresas e governos), e suas consequências sentidas pelo conjunto da população mundial através de diversas formas de exclusão dos benefícios gerados. Para expor e combater as contradições e os malefícios da globalização, no plano econômico, para a maioria absoluta da população, e ainda, o não respeito aos direitos civis básicos (democracia), despontaram novos movimentos sociais organizados e não organizados em escala mundial aliados aos modernos recursos da tecnologia da informação (internet). A junção dessas duas forças permitiu novas possibilidades de conexões sociais e de organização política da sociedade. Para fins didáticos, vamos usar o caso da Primavera Árabe, que segundo Lopes (2012) parte de um “[...] modelo de mobilização que se manifestou na Tunísia e foi replicado em quase todo o mundo árabe, a população daqueles países saiu em massa às ruas exigindo mudanças estruturais na política, na sociedade, e na economia. Ditaduras ruíram ou estão por ruir. Todo o status quo da região está se transformando.” Para este, algo impensável há pouco tempo, surgiu através das redes sociais e conseguiu catalisar o sentimento latente de insatisfação da sociedade.

De acordo com o exposto, acesse os sites indicados, que tratam do tema mencionado. A partir destas leituras, análises e considerações, desenvolva um texto crítico (mínimo de 20 linhas e com utilização de pelo menos uma citação direta dos conteúdos da disciplina), sobre a temática dos atalhos indicados, pautando-se sobre as seguintes questões propostas:

a) Porque os movimentos sociais nacionais e internacionais, através do uso das redes sociais, se tornam um empecilho para os interesses do poder dos Estados-nações e das grandes corporações? (2,0 pontos)

b) Em outros tempos, a praça e o espaço público eram os locais onde as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com