TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Estudos Socioculturais

Pesquisas Acadêmicas: AD Estudos Socioculturais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  1.408 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Estudos Socioculturais

Curso: Tecnólogo de Comércio Exterior

Professor: Valdir Luiz Schwengber

Nome do aluno:

Data: 08/11/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: <http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1925>.

Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0)

RESPOSTA DO ALUNO:

A obtenção desmedida de lucro, característica marcante do capitalismo é o alvo central de Karl Marx, que acredita que o trabalho deve ser encarado como a base para o desenvolvimento da humanidade.

Conforme leitura dos textos sugeridos fica evidente que o trabalho escravo ainda é uma realidade num contexto mundial, herança de séculos de sistemas escravagistas sustentados pela divisão mundial do trablaho. Num passado não muito remoto, o trabalho escravo era considerado “aceitável” em países sem leis trabalhistas ou convenções de direitos humanos.

Na reportagem que retrata a realidade da marca Zara, fica evidente que a precupação com o bem estar dos funcionários, a seguridade social, as condições de trabalho, enfim os direitos básicos do cidadão são colocados em segundo plano, uma vez que, o foco é o aumento desenfreado da margem de lucro do negócio.

Em notícia recente apresentada em 19/04/2013 pelo portal “Reporter Brasil” se percebe a triste realidade do trabalho escravo em carvoarias em Goáis, onde o quadro de mals tratos, condições precárias, e desrespeito total aos direito do funcionário, se repete. Jornadas de trabalho estenuantes que sejam até a 18 horas diárias degradam os trabalhos que sem acesso a saúde de qualidade são fadados a insalubridade total.

É dever do cidadão denunciar toda e qualquer prática que venham de encontro com as leis trabalhistas ou aos direitos básicos do ser humano, a fim de que possamos construir uma sociedade mais justa e igualitária.

2) Leia, atentamente, os seguintes artigos selecionados da Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pela ONU em 1948.

Artigo XI. Todo homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias a sua defesa. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não se constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.

Artigo XIV. Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

Artigo XXIX. Todo homem tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível. No exercício de seus direitos e liberdades, todo homem estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento a respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.

Considere o seguinte episódio que mobilizou a opinião pública nos anos 2011 e 2012:

Julien Assange, fundador do WikiLeaks, tenta evitar sua extradição da Inglaterra para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais, os quais ele nega ter cometido. O australiano teme ainda que da Suécia ele possa ser extraditado aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem devido à publicação de centenas de milhares de documentos do Departamento de Estado sobre as guerras ao Iraque e Afeganistão. Assange sustenta que nos EUA poderia ser condenado à prisão perpétua ou à pena de morte. Em decorrência, procurou asilo político na Embaixada do Equador em Londres.

Relacione os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a descrição do caso envolvendo Julien Assange, e escreva um texto dissertativo de até 1 página sobre as razões e os direitos de Assange em buscar proteção, dos EUA e da Inglaterra em querer puni-lo, e do Equador em relação à concessão de asilo político. (3,0)

RESPOSTA DO ALUNO:

Muitos forão os avanços da Organização das Nações Unidas no intuito de assegurar ao indíviduo direitos perante a instituições ou organização mais poderosas.

No caso de Assange, acredito que se trate do direito de um julgamento nos países por onde passou e este seja justo.

A liberdade de expressão é um direito que vem ganhando cada vez espaço em nossa sociedade e no caso de Julien Paul Assange, que tem como profissão levantar informações sobre fatos ocorridos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com