Estuo Do Caso - Buscape
Dissertações: Estuo Do Caso - Buscape. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fafa1524 • 22/3/2014 • 482 Palavras (2 Páginas) • 1.880 Visualizações
FABRÍCIO DE MELO TENTONI ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EMPREENDEDORISMO FRANCA UNIFRAN 1190388
ESTUDO DE CASO – BUSCAPÉ: do empreendedorismo à inovação aberta
As principais dificuldades iniciais do empreendimento, em especial, a relação com o “boom” e a bolha da internet. As principais dificuldades que sofre um empreendedor é pela má administração e despreparo devidos aos fatos ocorridos em relação aos seu negócio, razões financeiras, não alimentado por planejamentos, erro nas tomadas de decisões e contadores pouco fluentes, despreparo e pouca dedicação aos colaboradores dessa instituição, resultam de imediato nessas dificuldades empreendedoras.
O Buscapé com o “boom” expandiu, começam aí a olhar para esse investimento e investir com sua tecnologia de ponta, com a missão de auxiliar o consumidor a realizar a melhor compra para suas necessidades, alimentar grande número de variáveis, com seu próprio desenvolvimento.
Conhecido como estouro da bolha, o abalamento das bolsas de valores de todo mundo, onde grande parte das empresas de internet faliu gerando a queda generalizada das ações de empresas. O Buscapé para suprir esse momento difícil diversificou seu negócio deixando de apostar no mercado e passando a licenciar sua tecnologia de busca para grandes portais da Internet brasileira à época, alterando significativamente o modelo de receitas. A estrutura financeira por trás do desenvolvimento da empresa. Seu investimento médio iniciado foi de R$ 300 reais por mês e muitas noites de trabalho nasceu o Buscapé. A empresa com o boom recebeu sete ofertas fechando parceria com a E- Platform, Ela administrava o negócio e o projeto era concentrado nos esforços dos seus sócios. Sua próxima proposta de R$ 3 milhões foi a de Merril Lynch e do Unibanco, e logo após com suas saídas entrou o investidor Great Hill Partner, profissionalizando ainda melhor a forma de definir esse negócio. Sua expansão de mercado com a aquisição do bondfaro e sua aquisição pela Naspers.
Com toda sua estratégia de crescimento o Buscapé adquiriu um concorrente, o Bondfaro, onde se uniram e manteve seu funcionamento e aumentando seu capital, na qual o Buscapé somente atuava na comparação de todos os tipos de produtos e o Bondfaro na comparação de produtos de lojas online, no crescimento de sua carteira de produtos e base de clientes. No ano de 2009 a Naspers realizou a aquisição de 91% das ações do Buscapé por 342 milhões de dólares com o interesse de investir no crescimento da empresa, agora ingressar no comércio eletrônico da América Latina. O papel das inovações durante o processo. Hoje pode se dizer que a cultura do buscapé foi em criar algo inovador e com o desejo de estar sempre em fase de crescimento na sustentação e no prosperar dos negócios durante todos esses anos. Criado por esses universitários consolidou a dominação no mercado brasileiro de comparação de preços, logo a Naspers com esse enorme investimento de maneira simples, mais concreta, superou suas metas e traçou seus objetivos alcançando sua liderança.
...