Etapa 1 passo 1
Por: claudetebrugnera • 1/5/2015 • Abstract • 664 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
ETAPA 1 PASSO 1
A empresa Berlanda, sediada em Curitibanos/SC, atua no segmento de varejo de móveis e de eletrodomésticos, o Sr. Augusto Dotti, diretor de RH da Berlanda, está implantando um programa de Gestão por Competências com o objetivo de buscar a excelência na gestão de pessoas, saindo um pouco da zona de conforto, do comum, para uma visão mais objetiva e mensurável, onde pode acompanhar mais as necessidades e o desenvolvimento dos seus colaboradores tendo um gerenciamento mais imparcial.
Com esse programa a empresa tem o objetivo de fazer o levantamento de quais competências são necessárias para a empresa e quais já possuem, tornando-as fáceis de serem medidas, desenvolver e capacitar seus colaboradores, permitindo assim identificar seus talentos, coloca-los no ambiente onde sua capacidade e seu desempenho permitam crescimento para ambos, empresa e colaborador.
Foi Solicitado as pessoas-chaves da empresa que colocassem no papel os comportamentos e habilidades que eram necessários para o bom desempenho do setor e quais os comportamentos que não desejariam, com esses dados reunidos e filtrados geraram um quadro de competências da empresa, onde iriam extrair quais os comportamentos mais adequados para cada função. Com esses dados foi possível traçar as perguntas que iriam definir a entrevista comportamental no processo seletivo, observando os comportamentos dos candidatos com as competências do cargo, além de aplicar esses comportamentos e habilidades em treinamentos específicos dentro da empresa.
A Berlanda pesquisou uma forma de auxilio para esse trabalho e identificaram a ferramenta auxiliar da AncoraRh que proporcionou maior agilidade, segurança e pode gerenciar e monitorar as informações colhidas com mais precisão. Dotti também salientou que recebeu todo o apoio técnico, profissional e a eficiência necessária para a implantação.
ETAPA 1 PASSO 2
Gestão de desempenho
É uma ferramenta para o alinhamento da política de gestão de pessoas com a estratégia organizacional. Proporciona a criação de uma linguagem comum em relação ao desempenho. Integra os subsistemas de Recursos Humanos, possibilitando uma nova forma de gestão de pessoas. Favorece que as decisões sobre as pessoas passem a ter menor chance de erro e maior aceitação dos envolvidos desenvolvendo assim meritrocacia. Estabelece na empresa um ambiente favorável para acompanhar os resultados organizacionais facilitando a aprendizagem organizacional, na medida em que sistematiza um processo contínuo de avaliação e desenvolvimento.
Em outras palavras a gestão do desempenho tem sido uma importante ferramenta de competitividade e de identidade organizacional. Ela permite que colaboradores, gestores e a área de Recursos Humanos, construam ciclos virtuosos de comprometimento, na medida em que articulam os interesses da empresa, da área e do indivíduo.
Gestão por competência
A Gestão por Competências não é simplesmente uma forma de administrar, mas um meio muito eficaz de desenvolvimento de talentos nas empresas. Através dela podemos orientar as ações das pessoas no intuito de se construir uma organização eficaz, aquela que atinge
...