Etapa 4 ATPS Economia Anhanguera
Trabalho Universitário: Etapa 4 ATPS Economia Anhanguera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniboyrg • 27/11/2013 • 389 Palavras (2 Páginas) • 726 Visualizações
Etapa- 4
Passo 1
Oferta e procura estão diretamente relacionados e são eles que definem como vai ser a balança de vendas de um determinado produto no mercado. Sendo assim, eles caminham juntos, como a procura de um bem com o preço certo.
O preço de um produto, bem ou serviço é determinado pela procura. A quantidade da procura varia quando esse preço se torna mais elevado, pois tende a diminuir a quantidade procurada, ofertando o produto.
Porém o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelo preço, um exemplo disso seria em uma época de páscoa, no qual existe uma alta procura de chocolate, a oferta também sobe os preços e mesmo assim a venda é garantida.
Para o objeto de estudo desta ATPS, o ramo de confecção existem vários fatores que influenciam nas questões de demanda, inflação, fatores de produção e etc; dentre eles estão os períodos de estação, inverno e verão; necessidade pessoal; moda. A demanda por vestuário é grande e indispensável, tendo em vista que o comércio de confecção nunca para.
Segundo o IBGE o setor que mais contribuiu para a alta de inflação foi a de vestuário, com uma elevação de 1,19%.
Estamos muito perto de um período que é caracterizado pelas compras e vendas. O final de ano representa aos consumidores época de gastar mais e para os comerciantes, vender e lucrar mais. Os fabricantes de roupas aproveitam esse período para faturar, produzem mais, pois é nessa época que as pessoas se preparam para as festas de finl de ano.
Passo 2
O segmento têxtil tem sofrido bastante após as crises que ocorreram, no Brasil, segundo entidades de classes indústriais de vestuários, as quedas na produção e vendas nos produtos de moda se devem dois motivos principais:
- alta carga tributária brasileira,
- a invação do mercado nacional por produtos chineses, que após a crise de 2008, no qual países como USA e Ingleterra deixaram de consumir massivamente os produtos chineses em melhoria da economia interna, acharam oportunidade em para manter a produção em alta no nosso país.
Com base nisso, hoje vivemos uma fase em que é muito fácil vermos marcas internacionais sendo vendidos a um preço bem acessível no Brasil e as marcas de roupas brasileiras já não suportam mais as classes A, que fica muito mais fácil ir até o país vizinho e buscar marcas de luxo.
http://www.portalohoje.com.br/homologacao_20052013/economia/roupas-puxam-inflacao-no-inicio-de-novembro/
http://abit.org.br/abitonline/2011/06_07/apresentacao.pdf
http://www.revistacliche.com.br/2013/04/a-crise-da-industria-textil-no-brasil-e-o-design-de-moda-como-ferramenta-de-mudanca/
...