A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL X ÉTICA
Por: andre_272 • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.480 Palavras (18 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ANDRÉ ARISTIDES fLÔRES
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
X
ÉTICA
[pic 4]
Santa Cruz do Sul
2011
[pic 5][pic 6]
ANDRÉ aRISTIDES FLÔRES
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
X
ÉTICA
Trabalho apresentado ao Curso ( bacharelado em administraçõa) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [ teorias da administração I, comunicação e linguagem, sociologia e filosofia].
Prof. Adriana Rampazo, Marcelo Silveira, Wilsom Sanches e Márcia Bastos.
Santa Cruz do Sul
2011
SUMÁRIO[pic 7]
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO............................................... 4
2.1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL......... 4
2.2 PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE 4
2.2.1 Fauna............... 5
2.2.2 Flora............... 5
2.2.3 Recursos Hídricos 6
2.2.4 Lixo......................... 6
2.3 PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS EM UMA ORGANIZAÇÃO 7
2.4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 9
2.5 ENERGIA FÓSSIL. 9
2.6 EMPRESAS PETROLÍFERAS 10
2.7 CRISE DO PETRÓLEO. 12
2.8 ENERGIA LIMPA 14
2.9 LEIS AMBIENTAIS 14
2.10 COERÊNCIA DOS TEXTOS 15
2.11 CONTEÚDO DOS TEXTOS E DISCURSOS 16
2.12 O PAPEL DOS ADMINISTRADORES 17
2.13 PLANEJAMENTO DA IMAGEM ORGANIZACIONAL 17
2.14 POLITICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 18
2.15 ORGANIZAÇÕES COM PREOCUPAÇÃO SOCIOAMBIENTAL 18
CONCLUSÃO........................................... 19
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade questão que se faz muito presente é a questão da responsabilidade socioambiental, tenta-se conferir o real status de importância da questão e de sua abrangência o que garante nos circulos mais variados de discussão este tema de maneira mundial, na tentativa de remeter a todos a conciência da complexidade do tema e de suas consequências.
Há no entanto uma grande resitência por parte das grandes organizações e empresas na adesão a estas medidas sugeridas pelos orgãos normativos e / ou circulos de discusão a respeito deste tema recorrente na contemporânedade, por se tratarem muitas vezes de medidas ou ações que despendem iniciamente de um capital relativamente alto e pela mudança na cultura de seus colaboradores.
Outro fator atrelado a estes seria a relatividade de retornos palpáveis em um curto e médio prazo,por se tratarem de medidas desta natureza sabe-se que o retorno muitas vezes é de longo prazo algo que muitas vezes as empresas não estão dispostas a assumir.
Estas questões e outras serão abordadas no decorrer deste trabalho, na tentativa de conferir ao leitor uma visão sucinta e realista do atual contexto socioambiental que estamos vivendo, bem como de suas implicâncias no futuro.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Em uma empresa e / ou organização a responsabilidade social representa o compromisso contínuo e permanente de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo, podemos ainda dizer que configura-se em um sistema de gestão que tem por objetivo providenciar a inclusão social (Responsabilidade Social) e o cuidado ou conservação ambiental (Responsabilidade Ambiental).
Torna-se uma postura ética a medida que suas atividades não se limitem apenas aquelas regidas e previstas em lei, em medidas que não visem apenas o marketing da empresa e / ou organização mas sim aquelas que de fato tenham o compromisso com os impactos causados aos consumidores, ao ambiente e aos colaboradores e concomitantemente que atendam a uma relação de transparência com todos os envolvidos com suas atividades e campos de atuação, conferindodesta forma confiabilidade nestas relações.
2.2 PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE
Nunca falou-se tanto em problemas ambientais como nos últimos 20 anos,e de fato a criticidade da situação nos remete a isso, porém muitas vezes o conceito de problemas ambientais limita-se a apenas alguns aspectos deste senário, é preciso incutir em nossos conceitos que meio ambiente é uma questão de abrangência de tudo que nos cerca e não limita-se apenas a áreas de preservação e lugares paradisíacos.
Ambiente é a água, ar, solo, flora, fauna, entre outros e precisamos primeiramente tomar consciência da complexidade do problema e de que temos degradação em todos segmentos sejam eles de maior ou menor impacto, para desenvolver ações que pelo menos amenizem estes impactos.
...