Etnias Indígenas e suas culturas
Por: enoque-cln • 18/5/2018 • Relatório de pesquisa • 559 Palavras (3 Páginas) • 243 Visualizações
Página 1 de 3
Etnias Indígenas e suas culturas
Jogos Indígenas 2015
[pic 1]
Tribo Asuriní
- Após o contato com a sociedade nacional, em 1971, os Asurini do Xingu - cuja denominação foi dada pelas frentes de atração - sofreram uma drástica baixa populacional. Contudo, o perigo eminente de sua extinção física sempre contrastou com uma extrema vitalidade cultural, manifesta na realização de extensos rituais, práticas de xamanismo e um elaborado sistema de arte gráfica.
- A língua Asurini pertence à família lingüística Tupi-Guarani
- É a única aldeia atual se localiza à margem direita do Rio Xingu, onde fica a Terra Indígena Koatinemo, homologada em 1986.
[pic 2]
Bororo Boe
- Os Bororo possuem diversos rituais. Os mais importantes são os de nominação, a definição dos nomes das crianças; a perfuração do lóbulo das orelhas e do lábio inferior; a Festa do Milho Novo e o Funeral, uma cerimônia longa e bem elaborada. Se adornam com longas penas de arara formando cocares, saias e braceletes. A pintura corporal é feita de urucum. No rosto, o desenho feito de argila, pó de carvão, urucum e seiva mostra o clã de origem do indígena. Participam dos jogos há 10 edições e se destacam na modalidade cabo de força, categoria feminina.
- Pertencem à família linguística Bororo, do tronco linguístico Macro-Jê.
- Estão espalhados por todo o estado do Mato Grosso, e são divididos em seis aldeias, Teresa Cristina, Jarudore, Merure, Perigara, Sangradouro/Volta Grande e Tadarimana.
[pic 3]
Guarani Kaiowá
- Os paĩ-tavyterã, também conhecidos pelas denominações exógenas guaranis kaiowás ou caiouás, são um subgrupo contemporâneo dos povos guarani. Sua família linguística é o tupi-guarani.
- Possuem dialeto caiouá da língua guarani, guarani paraguaio, castelhano e português.
- Atualmente, os paĩ-tavyterã estão distribuídos principalmente entre porções do pantanal paraguaio e do estado brasileiro do Mato Grosso do Sul.
[pic 4]
[pic 5]
A importância dos Jogos Indígenas pra Palmas
- Palmas irá sediar a primeira edição dos Jogos Indígenas Mundiais mostrando ao
Brasil e ao mundo que aqui está nascendo uma nova civilização com valores calcados na sustentabilidade, na diversidade cultural, na qualidade de vida e na prosperidade.
- “Este evento é um excelente exemplo de como o esporte pode unir as pessoas e promover a paz, o respeito pelos direitos humanos e as ricas culturas e sabedoria indígenas de todo o mundo”. - Ban Ki-moon
- A Oca da Sabedoria é um local que promoverá debates, reflexões e mostras culturais durante o evento. Entre os dias 20 e 22, a Oca recebeu o festival cultural indígena, com apresentações de diversas etnias brasileiras e estrangeiras, além de celebridades, como os cantores Criolo e Margareth Menezes. O complexo conta ainda com um espaço para exposição e troca de artesanato do SEBRAE, aberto à visitação desde a cerimônia oficial de abertura.
[pic 6]
[pic 7]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com