Evolução Do Pensamento Administrativo
Artigo: Evolução Do Pensamento Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabizinha10 • 10/11/2013 • 651 Palavras (3 Páginas) • 2.253 Visualizações
QUESTÕES
1 – Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais?
A importância do estudo das teorias administrativas e organizacionais tem soluções para problemas de gestão por meio de proposta, assim respondendo a rapidez do mercado como o processo de tomada de decisão, integrar verticalmente, racionalizar os processo, entre outras. As teorias nos permitem fazer previsões acerca do futuro, assim como interpretar o presente e busca soluções para a melhoria da organização e sempre visando o melhor processo da gestão.
2 – Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capitulo? Dê exemplos.
A escola clássica, marca os primeiros estudos sistematizados acerca da administração dando inicio a sua demarcação como uma nova disciplina. Correntes de pensamentos que desafiaram os pressupostos simplistas da natureza humana integram a chamada escola comportamental de administração. A escola comportamental é uma denominação genérica do conjunto da contribuições teóricas e empíricas que buscam analisar o impacto do comportamento humano nas organizações.
A escola quantitativa é uma corrente de pensamentos que utiliza técnicas matemáticas e estatísticas na análise de modelos complexos, de forma a auxiliar a resolução de problemas organizacionais. A escola contingencial é outra corrente de pensamento administrativo surge na segunda metade do século XX influenciada pela crescente conscientização do impacto do ambiente externo nas organizações.
3 – Quais as principais diferenças entre as carreiras de pensamento que compõem a escola clássica de administração? Concorda que a administração e a gestão administrativa sejam estudadas no âmbito da mesma escola?
A clássica é a classificação técnica, prática de uma empresa seu contexto é voltado a mecânica da organização a outra é relativa no comportamento administrativo, não sendo possível estudar as escolas em uma contextualização, sabendo que sua teoria é completamente diferenciada.
4 – Por que a burocracia é considerada um modelo ideal? Quais são suas principais disfunções?
A burocracia é capaz de atingir o mais alto grau de eficiência e é, nesse sentido, o, mais racional e conhecido pelo meio de exercer dominação e controle sobre os trabalhadores, além disso sua maior vantagem é o sei componente democrático, pois por causa de sua impessoalidade e da imposição de regras legais, possibilita condições iguais de acesso e manutenção ao cargo. Suas disfunções ocorrem por prevalecer a concepção da organização como um sistema fechado não dando a devida importância aos fatores esternos, e a rigidez pela excessiva formalização e a abuso de poder tecnocrático.
5 – Como os experimentos de Hawthorne contribuíram para a consolidação do movimento de relações humanas? Quais são as principais conclusões desse movimento?
Com os experimentos feitos, foi possibilitado o estudo profundo do assunto no contexto de relações humanas em organização. Sendo possível com pequenas mudanças, regras, comunicação e entendimento da cultura
...