Evolução Do Pensamento Administrativo
Artigo: Evolução Do Pensamento Administrativo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarolinePalma • 17/9/2014 • 401 Palavras (2 Páginas) • 611 Visualizações
A Evolução do Pensamento Administrativo (EPA) surgiu com a Revolução Industrial, a partir de crescimento desorganizado de empresas, criando necessidade de organização e eficiência. Toda empresa visa atingir objetivos: através de estratégias, plano de ação, uso adequado de recurso ou resultado com menos recursos. Para medir produtividade é necessário um padrão. O pensamento administrativo é caracterizado pela mudança – uma contínua adaptação às condições históricas.
Com base na análise histórica, é possível compreender a relação existente entre o estágio inicial de desenvolvimento do capitalismo e o surgimento da escola clássica de administração, o impacto da psicologia na escola comportamental, a influência da Segunda Guerra Mundial na escola quantitativa e na teoria dos sistemas.
A administração consiste na utilização eficaz e eficiente dos recursos de uma organização de forma que esta alcance seus objetivos e, com isso, sirva à sociedade. O processo de administração é composto por quatro atividades inter-relacionadas: o planejamento, a organização, a direção e o controle. Por sua vez, as organizações encontram-se normalmente dividida
em áreas funcionais: a produção ou operações, o marketing, as finanças e os recursos humanos.
2.1 Teorias em administração
O consumo de teorias administrativas e organizacionais justifica-se pela necessidade de adotar as melhores práticas que possam contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho de dada organização, considerando-se as características únicas de sua inserção no mercado. Afinal, a administração é uma disciplina aplicada na busca de resultados concretos que visem à melhoria de gestão.
Teorias podem ser definidas como conjuntos coerentes de suposições elaboradas para explicar a relação entre dois ou mais fatos observáveis e proporcionar uma base sólida para prever eventos futuros. São afirmações que predizem quais ações vão levar a quais resultados e por quê. As teorias nos permitem fazer previsões acerca do futuro, assim como interpretar o presente.
Os Objetivos das teorias encontradas no campo da administração relaciona-se com o próprio objeto de estudo: a organização. Na linguagem cotidiana, a palavra organização é usada de duas formas diferentes: pode denotar uma ente social baseado na divisão do trabalho e das competências; ou o modo segundo o qual determinado ente social é organizado. Dessa forma, podemos dizer que existem organizações bem e mal estruturadas.
É o objetivo das teorias administrativas e organizacionais compreender as organizações como um fenômeno social, como toda teoria, o caráter normativo e prescritivo está presente na idealização ou proposta de modelos que sugerem o melhor modo de se organizar, traduzido em instrumentos úteis para a prática organizacional.
...