TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do sindicato no Brasil

Projeto de pesquisa: Evolução do sindicato no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

1 - Introdução.

A evolução do sindicato no Brasil esta ligada a diretamente a transformação da economia. As mudanças das ultimas décadas conferiram características peculiares quanto à estruturação do trabalho em praticamente todos os países. Observou se uma redefinição da relação de trabalho, com uma diversificação crescente dos tipos de contratação, das formas de inserção dos trabalhos na estrutura produtiva e, ainda a persistência de importantes seguimentos em atividades produtivas tradicionais. Diante disso, a relação padrão de assalariamento não pode mais ser considerada a única inexorável forma de inserção produtiva e inclusão social.

As questões que tendem a envolver a atenção sindical serão cada vez mais voltadas à inserção dos trabalhadores como agentes sociais, interagindo com outros seguimentos, e construindo em conjunto uma proposta de sociedade menos injusta e desigual.

É fato que o sindicato é importante para todas as classes profissionais. É por meio dos sindicatos que os trabalhadores podem ser representados coletivamente. O sindicato é lembrado por ser a organização que defende políticas coletivas e que luta pelo progresso dos trabalhadores.

2 - Desenvolvimento:

2.1 - Nome: Panificadora e Confeitaria Ltda.

Localização: Avenida das Castanheiras.

Segmento: Vendas

Porte: Pequeno.

Quantidade de Funcionários: 18.

2.2 - Produtos comercializados: Paes e seus derivados, bolos, frios, refrigerantes, sucos etc.

2.3 - O sindicato que representa a categoria é a SINDPAC. Sindicato de Panificação e Confeitaria representa a empresa.

2.4- O acordo coletivo vigente é de uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de segunda a sexta feira autorizando o uso de banco de horas. Os salários dos empregados da categoria sempre serão ajustados no primeiro mês do ano corrente, sobre o salário vigente na convenção, passando a vigorar os pisos salariais constantes na tabela do sindicato, até que seja firmada a próxima convenção.

Justificativa: A escolha da empresa se deu por ser uma empresa que atua no setor de vendas, contribuindo para o crescimento da cidade, gerando vários empregos, pela qualidade de seus serviços e satisfação dos seus consumidores.

As sugestões de melhoria proporcionarão um desempenho global na organização é necessária a existência de um clima de confiança entre todos os colaboradores, o estado de motivação deve ser atingido a fim de afetar positivamente o desempenho de todos. Para que isso ocorra à empresa deve se preocupar com aspectos, como reconhecimento, segurança, desejo de desenvolver novas experiências. As medidas de desempenho devem ser utilizadas para o autocontrole e para criar determinação risco de inibir a motivação para o trabalho. Promovendo melhores condições de trabalho à consequência será uma maior aceitação da empresa por parte de seus membros, diminuição da rotatividade e manutenção de um padrão de produtividade entre outros fatores.

A qualidade de vida do trabalho vem ganhando espaço com valor intrínseco das praticas de competição ao bem estar organizacional. Remuneração justa e adequada, segurança e salubridade do trabalho, oportunidade de progresso e segurança do emprego, integração social na organização.

A empresa pode oferecer alguns benefícios: Convênios com lojas farmácias e outros onde o colaborador pode descontos, vales refeições e outras ajudas financeiras como vales, empréstimos licença remunerada entre outras. Em uma visão estratégica são aqueles exigidos pelas leis trabalhistas ou previdenciárias ou ainda por convenção coletiva com sindicato.

Os principais benefícios legais são: Férias, décimo terceiro salário, aposentadoria, seguro de acidente no trabalho, auxilio doença, salário família, salário maternidade e seguro de vida.

Direito do Trabalho

Segundo o professor J. Ribeiro de Almeida, trabalho: “é a aplicação das forças mentais ou físicas na execução de uma obra; ocupação, emprego, serviço, obra realizada, ação dos agentes naturais, local onde se exerce o trabalho”. Nos dias atuais o trabalho é o sonho de todas as classes sociais. O direito do trabalho é definido com o ramo que trata as relações individuais e coletivas oriundas dos vínculos empregatícios e de outras relações de trabalho subordinado. É também constituído do conjunto de princípios e regras que regulam o contrato de trabalho. O direito do trabalho tem por objeto disciplinar o trabalho mediante normas de diversas naturezas e fontes várias. Esta regulamentação se faz necessárias no Estado de Direito porque o trabalho constitui o valor principal das ordens econômicas e social, o instrumento agregador e disciplinador da sociedade e a fonte direta ou indireta de todos os tributos que mantém a máquina pública.

O trabalhador sofre o estigma da história, que sempre o relegou a condição inferior nos diversos sistemas sociais, a partir da origem da palavra trabalho-tripalium, espécie de cruz de três hastes, utilizada como instrumento de suplício dos condenados.

O trabalho representa a dignidade das pessoas em ser útil para algo, estar com a mente envolvida, ocupada, isto faz a pessoa feliz e traz alto estima e confiança a si próprio.

Contratos de Trabalho

É prestação de serviços realizada pelo empregado.

O conflito coletivo é a defesa dos direitos trabalhadores em geral. O direito individual é a defesa de interesse isolada. Existe a necessidade de um sindicato da categoria para intervir os interesses das causas da classe menos favorecidas. O sindicato é o que responde pelos empregados, pelas suas necessidades, pelas melhorias e que melhor atende as exigências da causas dos trabalhadores. Por melhores salários, por organização no local de trabalho, por participação nos lucros entre outras.

Jornadas de Trabalho

É o tempo que o trabalhador permanece no local de trabalho ou fica a disposição do empregador não ultrapassando 08 horas diárias ou 44 horas semanais. Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso e alimentação, no qual será no mínimo de 1 hora e, salvo acordo por escrito em convenção coletiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com