TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exames Da 12 Classe

Pesquisas Acadêmicas: Exames Da 12 Classe. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Identificação dos constrangimentos causados pelos desequilíbrios da equidade de género no acesso a educação da rapariga.

Segundo WALKER, B. (1997: 85), Género refere se aos diferentes papeis que os homens e as mulheres desempenham os quais são determinados pelos usos e costumes no desenvolvimento duma sociedade. É criada através de varias formas de aprendizagem na família e na comunidade, muitas vezes sob forma não registada como aprendizagem. A criança aprende que é o homem a construir casa e nunca a mulher, que é a mulher a buscar água, lavar, vestir de diferentes maneiras e não o homem, que o homem e a mulher têm de se vestir de maneiras diferentes e que a menina tem de se vestir diferentemente.

Em Moçambique e na maioria dos países do mundo, durante o período do crescimento pessoal, as crianças aprendem como se comportar como mulher e como se comportar como homem.

Os pais educam seus filhos para ter comportamentos próprios para o seu sexo e dar lhes roupas apropriadas para o seu sexo tudo isso desenvolve-se na base de tradições. Ao longo do tempo a mulher foi considerada como uma pessoa ligada a esfera doméstica e não a esfera pública e produtiva esta situação colocou a mulher na condição bastante mente desfavorecida em relação ao homem quanto a sua condição de vida e participação nas actividades públicas,” dois terços de analfabetos no mundo são mulheres sendo na maioria os países em via desenvolvimento ocorrendo também nos jovens, crescendo proporção das idades” (JAQUES Delors, 1996:68).

Qualquer individuo desde criança e educado para assumir as atitudes de mulher ou de homem na sociedade a que pertence. É esse comportamento que determina a identidade ou os papéis de género. Como consequência desta assimilação, a criança ao entrar na escola já vem marcada pelas disparidades de género da sua comunidade. Deste modo, é frequentes as meninas serem retraídas, inibidas na participação na sala de aulas em relação aos rapazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com