Explicando a mente: Episódio da memória
Por: eduardadrc • 12/11/2019 • Trabalho acadêmico • 288 Palavras (2 Páginas) • 559 Visualizações
Aluna: Eduarda dos Reis Costa
RGM: 1885604-7
Explicando a mente: Episódio da memória
A memória é uma das atividades mais fundamentais, e só quando ela nos engana pensamos a respeito dela. Ela não é tão precisa como imaginamos, sabemos que 50% dos detalhes sobre a mesma mudam em um ano, embora a maioria das pessoas pensam que estão 100% corretas. Podem até estar em linhas gerais, mas não em detalhes, como por exemplo o que estavam comendo ou vestindo em determinado momento. Recentemente psicólogos e neurociêntistas iniciaram uma tentativa de traçar vários mecanismos que produzem ilusões de memória e que ocorrem quando as pessoas lembram de episódios que não ocorreram, mas têm total convicção de que aconteceu.
O sistema de memorização envolve o lobo temporal, o neocórtex temporal, hipocampo, amígdala, tálamo, hipotálamo e córtex pré-frontal. Tais regiões cerebrais atuam como armazenadores que classificam fatos e eventos, estímulos sensoriais, respostas emocionais, resolução de problemas e comportamento. A memória pode ser desenvolvida e estimulada com técnicas mentais, boa alimentação, cuidados com a ingestão de medicamentos e técnicas de relaxamento, ou seja, tendo uma vida saudável e ativa.
As memórias não são gravação em alta definição, são mais como apresentações ao vivo criadas com contribuições de diversas partes do cérebro no presente momento.
A capacidade da memória no ser humano é infinita, pois durante nossa vida quanto mais vamos aprendemos mais armazenamos informações sem restrição de limite, como exemplos: A habilidade de falar vários idiomas ao mesmo tempo e de dirigir diversos veículos, sejam eles aéreos ou terrestres. Mesmo possuindo capacidade ilimitada de armazenamento não é necessário guardar tantas informações, então o cérebro assimila aquilo que está ligado com o nosso emocional, podemos memorizar tanto situações ruins quanto boas que vivemos ao longo de nossas vidas.
...