Expropriação De Bens
Monografias: Expropriação De Bens. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinnysantana • 9/12/2013 • 236 Palavras (1 Páginas) • 280 Visualizações
EXPROPRIAÇÃO DOS BENS DO EXECUTADO (PROF. DANIEL BAGGIO MACIEL)
EXPROPRIAÇÃO DE BENS DO EXECUTADO
A fase de expropriação é aquela destinada à alienação forçada de patrimônio do devedor para a satisfação do direito do credor. A expropriação é uma fase avançada da execução e sempre sucede a penhora e a avaliação dos bens do executado.
ADJUDICAÇÃO
Já foi visto que o CPC regula 04 espécies de expropriação:
; adjudicação
; alienação por iniciativa particular
; hasta pública
; usufruto forçado
Cabe ao exeqüente, após a penhora e a avaliação, especificar e requerer ao juiz uma dessas espécies de expropriação, afinal, o CPC não cria entre elas uma ordem preferencial ; impositiva, mas sim uma ordem preferencial sugestiva, que é exatamente aquela descrita linhas atrás.
A adjudicação é uma espécie de expropriação normalmente requerida pelo exeqüente e com a qual ele obtém a satisfação do seu crédito, total ou parcialmente, aceitando receber para si o bem penhorado.
Perceba a simplicidade da adjudicação, afinal, nela a dívida executada é paga com a transferência da propriedade (tradição) do bem penhorado para o credor.
A adjudicação tem preço mínimo, mediante o qual ela pode ser feita:
Ela não será autorizada pelo juiz se requerida por valor inferior ao da avaliação. Portanto, o valor mínimo é o da avaliação e não há valor máximo. Feita a adjudicação, dela podem decorrer 03 resultados:
1 ; o valor do bem adjudicado é o mesmo que aquele cobrado na execução; neste caso, feita a adjudicação, o juiz emitirá
...