FUNDAÇÃO DA CIDADE DE FREI GASPAR
Por: Diego Rodrigues • 25/8/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 481 Palavras (2 Páginas) • 87 Visualizações
FUNDAÇÃO DA CIDADE DE FREI GASPAR
- Fundação: 24 de julho de 1924
- Criação: 17 de dezembro de 1938 (Decreto Lei nº 148/38)
- Emancipação: 30 de dezembro de 1962 (Lei nº 2.764/62)
O município foi criado em 17 de dezembro de 1938, ano em que também adotou-se o nome atual: Frei Gaspar. Quem aqui nasce tem como objetivo pátrio freigasparense. Os primeiros habitantes do município vieram do Líbano, Virgem da Lapa, São José do Divino, Poté, Teófilo Otoni, Guanambi (BA), Salinas, Itambacuri, Campanário, Minas Novas, Macaúbas (BA), Cataguases e Pedra Azul. Os primeiros moradores forma das famílias: Ganem, Bukzem, Rodrigues da Paixão, Salomão e a família Souza.
O antigo povoado do qual se originou o município surgiu da ação colonizadora da Companhia do Mucuri. Também a atividade catequizadora dos funcionários Serafim Gorizia e Ângelo de Sassoferrato contribuiu para a fundação e colonização de povoado e vilas. Em Minas, como mais frequentemente aconteceu, surgia o núcleo e os fundadores logo ficavam o cruzeiro e levantavam a capelinha para o culto (primeira missa realizada em Frei Gaspar foi na fazenda do senhor Henrique Salomão em 08 de julho de 1924) de sua devoção.
O primeiro nome da cidade foi, BAIXINHA QUENTE, Devido ao número excessivo de casos de violência. Posteriormente foi alterado para CONCEIÇÃO, Em homenagem a Nossa Senhora ou Imaculada Conceição que é Padroeira da cidade (Titulação dada pela igreja católica).
Tendo por base os estudos realizados por Joaquim Ribeiro da Costa no seu toponímia de Minas Gerais (Imprensa Oficial – 1970).
No que se refere ao topônimo (nome próprio de lugar) diz textualmente o autor: “(…) cada arraial ou povoação recebia o respectivo topônimo, representado: a) por um acidente geográfico (rio, serra etc.): b) por um nome do calendário cristão; c) por um nome do calendário cristão juntamente com o do acidente; d) pelo nome de uma propriedade ou do seu proprietário ou morador; e) nomes de pessoas vivas ou falecidas ou expressões alusivas.
Frei Gaspar se enquadra na 4ª categoria. Sua denominação é em homenagem ao padre Frei Gaspar de Módica que enviado para Itambacuri se incumbiu de percorrer todos os povoados o Sacerdote Capuchinho que esteve aqui catequizando, em 8 de julho de 1924, estabeleceu ponto de Missa na Fazenda de Henrique Salomão.
No município de Itambacuri, por volta da década de 30, havia um povoado denominado de “Baixinha Quente” que daria origem ao futuro Frei Gaspar. O nome “Baixinha Quente” deu-se em razão de diversos casos de violência ali existentes. Depois a localidade passou a denominar-se Conceição, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade (denominação de cunho religioso católico).
FREI GASPAR – Topônimo homônimo ao padre Frei Gaspar de Módica, da Ordem dos Capuchinhos. Distrito com este nome por decreto lei de número 148 de 17 de dezembro de 1938, compreendendo parte do extinto distrito de Aranã, município de Itambacuri e cidade por lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962.
...