FUNDO TEÓRICO
Projeto de pesquisa: FUNDO TEÓRICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Contabiiiil • 27/3/2014 • Projeto de pesquisa • 1.645 Palavras (7 Páginas) • 255 Visualizações
SENAI
Junho de 2013
Joice Cristina Mertevic
Senai
Joice.tina@hotmail.com
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS:
Como garantir as qualificações dos funcionários.
RESUMO
Esse artigo tem como objetivo demonstrar a importância do treinamento nas organizações. O trei-namento é aplicado nas empresas para melhorar o de-senvolvimento dos funcionários, aumentar a produti-vidade e fornecer conhecimentos e habilidades aos empregados em função de um objetivo definido. O treinamento é uma fonte de lucro, pois pessoas treinadas e qualificadas aumentam a produtividade e con-sequentemente o lucro da organização. As organizações tem se empenhado para proporcionar oportunidades de aprendizagem aos seus colaboradores. Já na parte de desenvolvimento, pode se entender que se refere a estimular o crescimento pessoal dos colaboradores em seu trabalho.
Palavras-Chave: Treinamento, desenvolvimento, conhecimento e desempenho.
1. INTRODUÇÃO
O que mais se busca nas organizações hoje em dia é o bom desenvolvimento dos funcionários nas tarefas e objetivos da empresa. Atualmente, a busca pela qualida-de é constante. O que faz a diferença nas empresas hoje em dia são as pessoas, pois é através de pessoas qualificadas e preparadas que uma empresa se mantém firme num mercado tão competitivo e exigente. O potencial de uma empresa não está somente nos seus produtos ou no mercado em que ela atua, e sim na capacidade de seus colaborado-res, nas ideias e inovações. Saber trabalhar é essencial para qualquer profissional se tornar produtivo, o trabalho é a realização do trabalhador. Mas para saber trabalhar, as pessoas precisam aprender e ser ensinadas. Mas como garantir as qualificações dos funcionários?
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 CONCEITOS E PROCESSOS DE TREINAMENTOS
Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemá-tica e organizado através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e com-petências em função de objetivos definidos. O treinamento envolve a transmissão de co-nhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente e desenvolvimento de habilidades e competências. (Chiavenatto, Idalberto. Recursos Humanos, o capital humano das organizações – pag. 402, 2004.)
Treinamento é um investimento, não uma despesa. Pode ser muito importante no resultado financeiro de uma empresa. O dinheiro gasto em treinamentos e capacitações pode proporcionar grandes retornos para a organização. Serve também para melhorar o ní-vel de conhecimento dos empregados. Segundo Igor Ansoff, citado por (Pagnoncelli, 1992) “a chave do sucesso de qualquer empresa que queira crescer e manter firme posição no mercado é gerenciar bem no presente, mas com os olhos voltados para o futuro”. Um empregado com melhor nível de conhecimento e informação tem mais facilidade para compreender, e desenvolve com maior qualidade as atividades e responsabilidades que lhe são atribuídas. Por isso, o treinamento está muito relacionado aos objetivos e resultados da empresa.
Segundo Chiavenatto, o processo de treinamento se assemelha a um modelo de sistema aberto. Veja a figura abaixo:
Entrada Processo Saída
Retroação
FONTE: CHIAVENATTO, Idalberto (2004). Treinamento como um sistema.
2.2 A IMPORTANCIA E AS NECESSIDADES DO TREINAMENTO
A grande competição no mercado de trabalho, a incessante busca por pessoas qua-lificadas e preparadas para os cargos e a busca por melhores resultados tem feito crescer a necessidade e a demanda de treinamentos e qualificações para os funcionários nas empre-sas e organizações.
O treinamento está muito ligado à seleção e procura de pessoal, à administração das organizações, ao desempenho dos empregados, etc. Toda e qualquer empresa que atua no mercado necessita de uma equipe qualificada. O treinamento é uma atividade necessá-ria para a administração de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande.
Segundo Maria Geovannina Faraco(1984), treinamento é uma atividade integrada à administração do trabalho humano, para torná-lo produtivo, gerar melhores resultados para a empresa e proporcionar ao trabalhador satisfação e realização no seu trabalho. Se dentro da empresa os funcionários não são acompanhados o prejuízo será tanto da empresa quan-to dos funcionários. Se a empresa procura desenvolver a capacitação dos empregados para melhor desenvolverem os cargos que ocupam, os resultados serão melhores para ambos.
O treinamento é feito de acordo com as necessidades da organização. A primeira etapa do treinamento é o levantamento das necessidades, diagnosticar o que deve ser feito. Segundo Chiavenatto o levantamento das necessidades de treinamento pode ser feito em três níveis de análise. Observe na tabela abaixo:
Nível de Análise Sistema Envolvido Informações Básicas
Análise Organizacional
Sistema Organizacional Objetivos Organizacio-nais e Filosofia de Trei-namento
Análise dos Recursos Humanos Sistema de Treinamento Análise da Força de Tra-balho (Análise das Pesso-as).
Análise de Operações e Tarefas
Sistema de Aquisição de Habilidades Análise das Habilidades, Capacidades, Atitudes, Comportamentos e Ca-racterísticas pessoais exi-gidos pelos cargos (Aná-lise dos Cargos)
FONTE: CHIAVENATTO, Idalberto (2004). Os três níveis de análise no levantamento das necessidades de treinamento
2.3 TIPOS E METODOS DE TREINAMENTO
O
...