FUNDO TEÓRICO
Projeto de pesquisa: FUNDO TEÓRICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: di190287 • 20/5/2014 • Projeto de pesquisa • 3.318 Palavras (14 Páginas) • 253 Visualizações
CAPÍTULO 3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 Conceitos de Planejamento
Para Andrade (2002), o planejamento deve ser avaliado como um processo racional, sistemático, e flexível em todas as tomadas de decisões. Trata-se de um processo racional porque o mesmo é composto por uma sequencia de etapas, organizadas para um determinado fim. Sistemático, por formar um conjunto de ações interativas, interdependentes e holísticas. E por fim flexível porque no decorrer do período, mudanças devem acontecer, para o alcance do objetivo final. Para Ribeiro (1998):
“Quando uma realidade muda, passa a ser regida por novas leis”. Não perceber isso faz a empresa perder a competitividade. Aperfeiçoar procedimentos e técnicas anteriores é inútil – pelo simples fato de que as leis que os legitimam não existem mais. Foram revogadas pela nova
realidade”.
Para Oliveira (2002), Planejamento estratégico, tornou-se indispensável a qualquer empresa, independente do setor em que atuam. É a única forma de se desenhar um futuro desejado, desenvolver mecanismos para alcançá-lo e identificar os eventuais desvios durante esse processo. O desenvolvimento deste processo envolve uma série de atividades que são desencadeadas em
10
toda a organização, desde a cúpula administrativa, até os níveis inferiores, embora de forma diferenciada. Essa diferenciação ocorre em função do fato de as organizações apresentarem níveis distintos de responsabilidade e participação no processo. O fator mais importante na elaboração do Planejamento , ao contrário do que muitos possam pensar, não é a correta escolha de um modelo formalmente estruturado. O que mais importa, é que haja aceitação e credibilidade na sua elaboração, que ele conte com o apoio de todas as lideranças da empresa, enquanto mecanismo que irá nortear as suas ações durante os próximos anos. Assim, as questões de método, concepção e organização do Plano, devem ser adequadas à realidade de cada empresa, tanto no sentido de respeitar e incorporar processos de decisão e formas de estruturação que por ventura possam existir, quanto no sentido de atuar sobre estes mesmos pontos. Do ponto de vista técnico, no que diz respeito à elaboração do Planejamento, há vários modelos formulados e disponíveis na literatura. A empresa deve buscar um que seja adequado às suas condições e necessidades organizacionais. Os principais elementos para o sucesso na execução do Plano são os seguintes:
- Conseguir aceitação e motivação interna para fazer e implantar o planejamento.
- Elaborar objetivos claros, alcançáveis, flexíveis e traduzidos em ações para a empresa desenvolver.
- Ter um bom esquema de plano operacional para permitir a consecução dos objetivos; fazer acompanhamento e controle periódicos, visando correções necessárias.
3.2 Níveis de responsabilidade, tipos de planejamento e processo de elaboração.
11
Ainda para Andrade (2002), temos três níveis de responsabilidades: operacional, institucional e intermediário, em cada tipo de nível existe um tipo de planejamento que podem ser definidos como: estratégico, intermediário ou setorial e tático. No nível operacional tem como objetivo principal a responsabilidade a execução das varias rotinas e tarefas decididas no nível intermediário, aqui são feitas as atividades básicas da organização. O planejamento operacional é bastante detalhado e direcionado para curto prazo, cada plano tático exige o desenvolvimento de vários planos operacionais. O nível institucional é um ponto mais alto considerado na hierarquia, onde se encontram os principais dirigentes e onde são tomadas as principais decisões, essas decisões tomadas nesse nível são passadas para a organização como um todo e servem de discussão para encontrar caminhos alternativos futuros, o que se decide nesse nível, serve como parâmetro para decisões no nível intermediário, e abrange a organização como um todo e não entra em detalhes específicos de cada departamento. É considerado como longo prazo e sempre procura estabelecer um senso de direção buscando caminhos futuros e exige a elaboração de planos mais detalhados posteriormente. No nível intermediário as tomadas de decisões do nível institucional são divididas e cada gerente das áreas especifica tem a missão de adequar seu departamento para que alcance o objetivo proposto, nesse nível o planejamento tático, é direcionado para médio prazo e bem mais detalhado.
3.3 Estruturações do orçamento
De acordo com Padoveze (2004), existem várias maneiras de se estruturar um orçamento, e consequentemente várias maneiras de se avaliar o
12
processo de avaliação e controle. Um orçamento muito comum é o orçamento de tendências, que tem como característica utilizar dados passados para projeções de situações futuras. Em 26 contraposição de orçamento de tendências surgiu o orçamento base zero, que consiste em rediscutir toda a empresa toda a vez que se elabora o orçamento. O orçamento mais comum é o estático, onde elaboram - se todas as peças orçamentárias a partir da fixação de determinado volume de produção ou vendas. Também em contraposição ao orçamento estático surgiu o orçamento flexível que é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades.
Existe também o orçamento ajustado que é derivado do orçamento flexível, ele é ajustado a um segundo orçamento que passa a vigorar quando se modifica o volume ou nível de atividade inicialmente planejado, para outro nível de volume ou de atividade, decorrente de um ajuste de plano.
O orçamento corrigido que é o ajuste do orçamento original, de forma automática, sempre que houver alteração de preços em função de inflação. Existem ainda vários outros tipos de orçamentos, cada um com a sua peculiaridade, e a empresa deve analisar a sua necessidade para saber qual o melhor se encaixa a sua necessidade. Para cada orçamento atingir seus objetivos é necessário que o sistema orçamentário a ser utilizado, compreenda um conjunto de pessoas, tecnologia administrativa, sistemas de informação, recursos materiais disponibilizados e a administração do sistema para a execução dos planos orçamentários. A organização do orçamento compreende um conjunto de medidas e de estruturas.
O planejamento orçamentário não resolve todos os problemas administrativos
...