Facilidade de acesso e amplitude da educação superior à distância atualmente no Brasil
Por: mari20114 • 10/4/2015 • Artigo • 991 Palavras (4 Páginas) • 338 Visualizações
Facilidade de acesso e amplitude da educação superior à distância
atualmente no Brasil
Ana Luiza Caetano de Menezes
Diego Augusto Calixto Silva
Luciana Vasconcelos Cambraia
Mariana Coimbra Assunção
Resumo: O ensino à distância é responsável pela promoção de oportunidades para diversos indivíduos brasileiros. O objetivo deste artigo é apresentar o cenário atual da educação superior à distância no Brasil, com foco especial nas condições de acesso dessa modalidade e nas principais diferenças entre os setores público e privado.
Palavras-chave: Educação à distância no Brasil, grau de acessibilidade, alcance efetivo.
Uma das consequências da era da informatização e suas facilidades é o crescimento da Educação a Distância (EAD) no Brasil e no mundo. Em 2011, de acordo com dados do Censo de Educação Superior, dos 6,7 milhões de universitários brasileiros, 14,7% estavam matriculados em cursos a distância.
Segundo Dohmen (1967), Educação à Distância é uma forma organizada de estudo na qual o aluno instrui-se a partir do material didático que lhe é apresentado, em que o acompanhamento e a supervisão do aluno ocorrem por um grupo de professores. Semelhante a realidade dos cursos presenciais, porém, na Educação à Distância, alunos e professores não precisam estar presentes ao mesmo tempo e em um mesmo lugar. Isto é possível devido a utilização de meios de comunicação, capazes de vencer longas distâncias.
As vantagens da EAD são diversas, tais como, flexibilidade do tempo, com a possibilidade de organização dos próprios horários de estudo, economia no deslocamento até o local de estudo, além da oportunidade de estudar com professores de outras cidades ou até mesmo de outros países, ou seja, há uma interação com pessoas de diferentes culturas e experiências profissionais e também possibilidade de conhecer novas metodologias de ensino. O acesso a novas tecnologias digitais como videoconferências, vídeo-aulas,TV por satélite, telefonia e a internet, possibilitou a criação de diversas metodologias nas quais podem ser responsabilizadas pelo grande aumento de alunos na EAD.
A EAD também pode ajudar quando se trata em planejamento e disciplina em relação aos estudos. Quando um aluno opta por fazer o uso da educação a distância, ele precisa aprender a administrar seu próprio tempo, com a definição de metas e horários de estudo o aluno se mantém e um aprendizado profissional e pessoal fundamentais no mercado de trabalho atual.
"A Educação a distância tem permitido expandir a oferta da educação para pessoas que antes não poderiam estudar presencialmente por diversos motivos. Além disso, as novas tecnologias de EAD têm nos forçado a repensar nossas práticas na própria educação presencial, gerando uma onda de inovação pedagógica", afirma o especialista em EAD, prof. João Mattar. Este é um ponto muito importante da Educação a Distância, poder incluir novos estudantes que possuem algum impedimento para participarem do ensino presencial, fornecendo assim oportunidades mais abrangentes. Outra visão sobre a qual é tratada pelo prof. João Mattar se refere as metodologias de ensino que precisam ser renovadas constantemente e devem evoluir junto com a sociedade.
Um estudo realizado por Schmitt et at., (2008), mostrou que o cenário brasileiro, quanto mais transparentes forem as informações sobre a organização e o funcionamento de cursos e programas a distância, e quanto mais conscientes estiveram os estudantes, maior a credibilidade das instituições e mais bem-sucedidas serão as experiências na modalidade a distância.
A modalidade de educação a distância no Brasil está sofrendo uma expansão, e tem-se como exemplo a iniciativa do Ministério da Educação, que a inclusão social e educacional por meio de oferta de educação superior à distância criou a UAB, Universidade Aberta do Brasil. Ciente de que a ampliação de vagas nas universidades federais enfrentava sérias limitações, o Ministério da Educação viu nessa iniciativa a possibilidade de democratizar, expandir e interiorizar o ensino superior público e gratuito no país. A UAB é composta de uma rede entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), mas não constitui uma nova instituição para o MEC.
...