Famílias : Configurações E Realidade Social
Trabalho Escolar: Famílias : Configurações E Realidade Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: enfrenatabueno • 16/6/2014 • 284 Palavras (2 Páginas) • 700 Visualizações
Famílias : configurações e realidade social
A sociedade propõe um conjunto de regras obrigatórias na convivência humana e se caracteriza pelo relacionamento que as pessoas mantêm entre si , nos relacionamentos com o pai e mãe e irmãos , a família é o primeiro grupo social no qual somos inseridos é nela que vamos desenvolver nossas capacidades nos primeiros anos de vida .
A família deparou-se ao longo do tempo com intensas mudanças tanto estrutural como funcional .
Definir família ou eximir um conceito que englobe um termo genérico , ou seja minimamente equivocados em um conceito que exprime uma forma tão generalizada , uma realidade bem próxima e íntima para cada pessoa.
As modificações na organização familiares implicam na mudança do papel da mulher na sociedade , atualmente as funções desempenhadas pelas mulheres na família são , além da maternidade , a produção de bens e serviços .
A emancipação econômica feminina proporciona a independência desta , em consequência disto houve uma reestruturação e mudança no grupo familiar .Hoje é expressivos os números de mulheres que chefiam suas famílias economicamente , esta mudança nos mundos do trabalho repercutiu na família e consequente na sociedade.
Com a emancipação econômica da mulher obteve em consequência disso também sua emancipação emocional , uma vez que não é mais subjulgada financeiramente e só permanece no casamento por questões emocionais , diferente dos antigos modelos familiares presentes na sociedade. A problemática que envolve a família tem suas origens nas profundas transformações sociais , culturais , filosóficas , religiosas , políticas e econômica .
O modelo familiar atual é genérico e se apresenta de diferentes formas de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos ou não.
...