Fatores bióticos
Resenha: Fatores bióticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiago123456789 • 10/9/2014 • Resenha • 1.835 Palavras (8 Páginas) • 317 Visualizações
O ecossistema pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si. É o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal. É uma unidade natural constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e de parcela viva (plantas e animais, incluindo os microrganismos) que interagem ou se relacionam entre si, formando um sistema estável. Todos os elementos que compõem o ecossistema se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si. A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. Se por exemplo, uma grande área com mata nativa de determinada região for substituída pelo cultivo de um único tipo de vegetal, pode-se comprometer a cadeia alimentar dos animais que se alimentam de plantas, bem como daqueles que se alimentam destes animais.
Fatores bióticos são os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos são os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente é chamado de ecossistema.
Para que se possa delimitar um “sistema ecológico” ou ecossistema é necessário que haja quatro componentes principais:
• fatores abióticos, que são os componentes básicos do ecossistema;
• os seres autótrofos, são seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento através de substâncias inorgânicas, como, por exemplo, as plantas que realizam a fotossíntese através da luz solar;
• os consumidores, heterotróficos – são seres que se alimentam de outros seres, pois, ao contrário dos autótrofos, não são capazes de produzir seu próprio alimento. Dentro desta classificação, incluem-se todos os animais, a maioria dos fungos e algumas plantas;
• os decompositores, saprófitos – organismos que se alimentam de outros organismos em estágio de decomposição. Dentre eles estão os fungos e as bactérias.
A totalidade destes organismos interagindo em um determinado local de forma a criar um ciclo de energia (do meio abiótico para os seres autótrofos, destes para os heterótrofos e destes para o meio abiótico novamente) caracterizando os níveis tróficos da cadeia alimentar constitui um sistema ecológico ou ecossistema, independentemente da dimensão do local onde ocorrem essas relações.
As dimensões de um ecossistema podem variar consideravelmente desde uma poça de água até a totalidade do planeta terra que pode ser considerado como um imenso ecossistema composto por todos os ecossistemas existentes (ecosfera).
Mas não se deve confundir “ecossistema” com “bioma”. O bioma é geograficamente mais abrangente e é predominantemente definido de acordo com um conjunto de vegetações com características semelhantes além de outros requisitos (como a Mata Atlântica).
Entretanto, como o ecossistema pode ser considerado em grande escala, as definições ficam um pouco confusas. Mas, geralmente para grandes extensões de território (de dimensões regionais) usa-se a denominação “bioma”.
Os ecossistemas são classificados de duas formas: em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos. Ambos possuem o funcionamento parecido com apenas a diferença óbvia da quantidade de água entre um e outro o que faz com que comportem formas de vida completamente diferentes embora algumas possam compartilhar ou migrar de um meio para o outro. Aos locais onde os dois tipos de ecossistemas se encontram dá-se o nome de “wetlands”, no termo em inglês, que podemos chamar de “terras alagadas”. São regiões como o Pantanal Mato-grossense e as regiões alagadas da Amazônia.
Como funciona
Um ecossistema é um sistema dinâmico, onde comunidades de plantas, animais, fungos e micro-organismos interagem constantemente umas com as outras por meio de relações tróficas e reprodutivas, além de interagir também com os fatores físicos do meio - água, luz, ar, minerais e nutrientes. Estas interações geram uma variedade de funções e serviços dos ecossistemas, sem os quais a Terra não pode sustentar a vida, tais como: produção de alimentos e todo tipo de matéria prima, combustíveis, medicamentos, etc.
Os ecossistemas são fundamentais também na absorção e decomposição de poluentes da água e da atmosfera, na manutenção da fertilidade do solo pela reciclagem de nutrientes, na estabilização do clima, na polinização das plantas e no controle de pragas e doenças. A qualidade de vida das sociedades humanas depende destes vários serviços e funções dos ecossistemas, e seria extremamente caro ou mesmo impossível substituí-los. Por exemplo, seria impraticável substituir o controle populacional que ocorre naturalmente, como resultado das relações entre presas e seus predadores, ou substituir a polinização realizada pelos insetos e pelos pássaros.
Vale lembrar que a quantidade de energia disponível para os seres vivos vai sempre diminuindo. Dessa forma, os produtores primários, ou seja, as plantas, são ricos em energia, pois a produzem utilizando energia solar. Quando os herbívoros se alimentam dos produtores primários, utilizam parte dessa energia no seu metabolismo e perdem parte dessa energia na forma de calor. Assim, a quantidade de energia disponível para um carnívoro que se alimenta de um herbívoro é menor do que a disponível a um herbívoro quando este se alimenta de um produtor primário, por exemplo. Assim, quanto mais longe se vai na cadeia alimentar, menor a quantidade de energia disponível para os animais.
Como se mantém
Existe uma relação entre os seres vivos e o ambiente de um sistema ecológico. Esta relação garante a sobrevivência das espécies que ali vivem. A base deste sistema são os organismos capazes de realizar a fotossíntese, ou, a quimiossíntese, como as plantas e as bactérias. As plantas de diversas espécies são capazes de acumular energia a partir da água, gás carbônico e luz. Este processo é denominado fotossíntese.
Mas há organismos capazes de acumular energia mesmo em ambientes onde não
...