Ferramenta Da Qualidade Histogramas
Trabalho Escolar: Ferramenta Da Qualidade Histogramas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PANBORBA • 24/9/2014 • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 1.024 Visualizações
Ferramenta da Qualidade – Histograma:
Um histograma é uma ferramenta de análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de freqüência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.
Os histogramas podem ser classificados de acordo com algumas características:
* O “histograma simétrico” ou de “distribuição normal” apresenta uma freqüência mais alta no centro e que vai diminuindo conforme se aproxima das bordas. Ele representa processos estáveis e padronizados.
* O “histograma assimétrico” quando apresenta apenas um ponto mais alto (pico), geralmente, representa uma situação onde a característica de qualidade possui apenas um limite de especificação e é controlada durante todo o processo.
* O histograma chamado de “despenhadeiro”, ocorre quando foram eliminados dados o que corresponde ao “corte” na figura, dando a aparência de que o histograma está incompleto.
* O “histograma com dois picos” costuma acontecer quando há uma mistura de dados diferentes. Por exemplo, a análise de dois tipos de matérias-primas diferentes.
* O histograma do tipo “platô”, ocorre quando há diversas misturas de distribuições com médias diferentes.
* E, o histograma do tipo “ilha isolada”, ou “retângulos isolados”, representa um situação onde certamente houve alguma anormalidade no processo decorrente de alguma falha, erro de medição, etc.
O histograma faz parte das ferramentas básicas da qualidade que podem ser aplicadas em situações menos complexas (quando se faz necessário o uso das ferramentas gerenciais). Para montar um histograma basta seguir os seguintes passos:
• Obtenha uma amostra de no mínimo 50 e, no máximo 100 dados;
• Determine o máximo e o menor valor;
• Calcule a amplitude dos dados ( R=máx-mín);
• Determine o número de classes;
• Calcule o número de classes;
• Determine os limites das classes;
• Construa a tabela;
• Trace o diagrama.
O histograma é uma forma de descrição gráfica com barras verticais, as quais representam dados quantitativos agrupados em classes de freqüência.
Os dados de uma amostra servem como base para uma decisão sobre a população. Quanto maior o tamanho da amostra mais informação temos sobre a população. Porém, um aumento de tamanho da amostra também significa um aumento da quantidade de dados e torna-se difícil compreender a população a partir destes dados, mesmo quando eles são dispostos em tabelas. Em tal caso, precisamos de um método que nos vai possibilitar conhecer a população, e um histograma atende as nossas necessidades.
Organizando-se muitos dados em um histograma, pode-se conhecer a população de uma maneira objetiva.
É possível obter informações úteis sobre o estado da população através da análise do perfil do histograma. Os perfis seguintes são típicos, e podemos utilizá-los como modelos para análise de um processo.
a) Tipo geral
b) Tipo pente
c) Tipo assimétrico positivo
d) Tipo declive à direita
e) Tipo platô
f) Tipo picos duplos
g) Tipo picos isolados
Tipos de histograma:
a. Tipo geral (simétrico ou em forma de sino) – O valor médio do histograma está no meio da faixa dos dados. A freqüência é mais alta no meio e torna-se gradualmente mais baixa na direção dos extremos. O perfil é simétrico. É o formato encontrado com mais freqüência.
b. Tipo Pente (multimodal) – As classes possuem freqüência alta e baixa alternadamente. Este perfil ocorre quando a quantidade de dados incluídos na classe varia de classe para classe, ou quando existe uma tendência particular no modo como os dados são arredondados.
c. Tipo assimétrico positivo (assimétrico negativo) – O valor médio do histograma fica localizado à esquerda (direita) do centro da faixa da variação. A freqüência decresce um tanto abruptamente em direção à esquerda (direita), porém de forma suave à direita (esquerda). Isto ocorre quando o limite inferior (superior) é controlado, ou teoricamente, ou por um valor de especificação, ou quando valores mais baixos (mais altos) do
...