Ferramenta de qualidade
Relatório de pesquisa: Ferramenta de qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gretha • 27/9/2014 • Relatório de pesquisa • 2.824 Palavras (12 Páginas) • 449 Visualizações
Ferramenta da Qualidade
HISTÓRICO
Em meados da década de 1980, a Motorola decidiu levar a questão da qualidade a sério. Nessa época, a Motorola destinava cerca de 5% a 10% dos investimentos - as vezes até 20% - para corrigir defeitos em seus produtos, o que equivalia cerca de US$ 900 milhões por ano.
Ao passar o controle de uma fábrica da Motorola que produzia televisores nos Estados Unidos para uma empresa japonesa, com a mesma força de trabalho, mesma tecnologia e os mesmos projetos, a fábrica logo iniciou a produção de televisores com um vigésimo do número de defeitos da época em que era gerenciada pela Motorola. O presidente da empresa na época encaminhou a companhia para o 6-Sigma e tornou-se um ícone na área empresarial, em grande parte devido ao que realizou em qualidade na Motorola.
Em 1996, a empresa norte americana General Eletric (GE) propôs a si mesma o desafio de atingir o nível de qualidade 6-Sigma em todos os seus processos: do projeto à fabricação, prolongando-se até os serviços. Começava a nascer então o caso mais famoso de aplicação sistemática e bem sucedida da ferramenta 6-Sigma, sendo até hoje considerado modelo a ser seguido por todos. Sob a liderança de seu presidente Jack Welch, os resultados foram tão rápidos quanto surpreendentes. Sem sombra de dúvidas essa experiência foi importante não só para a GE, mas também para o futuro do 6-Sigma no universo empresarial.
Diferentemente do que se acredita, o 6-Sigma não se ocupa da qualidade no sentido tradicional, ou seja, a conformidade com as normas e requisitos internos. Na verdade, o programa redefine qualidade como o valor agregado por um esforço produtivo e busca que a empresa alcance seus objetivos estratégicos. Cada vez que acontece um erro, a empresa gasta tempo e dinheiro para corrigi-lo. Isso quer dizer que, ao projetar e fabricar produtos quase sem defeitos, ou a prevenir a possibilidade de erros, ela está contendo gastos.
A Ferramenta
e o que ela é?
SEIS SIGMAS: Consiste na aplicação de métodos estatísticos à processo empresariais, orientada pela meta de eliminar defeitos.
O que é Seis Sigma?
Consiste em continuamente "espremer" os desvios padrões dos produtos entre a nossa meta e a meta dos clientes, garantindo desta forma 99,99966% de chance de sucesso.
O sistema 6-Sigma se concentra na melhoria da qualidade (por exemplo, redução do desperdício) ao ajudar as organizações a produzir de forma melhor, mais rápida e mais econômica. Em termos tradicionais, o 6-Sigma focaliza a prevenção de defeitos, a redução dos tempos de ciclo e a economia de custos.
O DMAIC
O 6-Sigma aproveita uma série de métodos comprovados e treina um pequeno grupo de líderes internos, conhecidos como black-belts, até que atinjam alto nível de proficiência na aplicação de tais técnicas.
Contudo, as ferramentas são aplicadas dentro de um modelo simples de melhoria de desempenho conhecido pela sigla DMAIC, ou Define - Measure - Analyze - Improve -Control (Definir - Mensurar - Analisar - Incrementar - Controlar), análogo ao método de TQM conhecido como PDCA (Planejar-Fazer- Controlar-Agir).
IMPLEMENTAÇÃO
Os seis passos necessários para implementar o 6 Sigmas com sucesso estão bem documentados:
Passo 1. A melhoria do desempenho deve iniciar-se pela alta liderança, que tem que receber treinamento sobre os princípios e ferramentas necessárias para preparar a organização para o sucesso.
Passo 2. São desenvolvidos sistemas para estabelecer uma comunicação mais próxima com clientes, funcionários e fornecedores. Isso inclui o desenvolvimento de métodos rigorosos para obter e avaliar informações a respeito deles
IMPLEMENTAÇÃO
Passo 3. As necessidades de treinamento são avaliadas com rigor. O ensino para preencher quaisquer lacunas educacionais será ministrado para garantir que os níveis adequados de conhecimento verbal e numérico atinjam todos os funcionários.
Passo 4. É desenvolvida uma estrutura para melhoria contínua de processos, junto com um sistema de indicadores para monitorar o progresso e o sucesso.
Passo 5. Os processos industriais que devem ser melhorados são escolhidos pela gerência e por pessoas com conhecimento profundo e todos os níveis da organização.
Passo 6. Os projetos 6-Sigma são conduzidos individualmente por funcionários, as equipes são lideradas por green-belts e são apoiados por black-belts.
FINALIDADE DO
A finalidade da estratégia seis sigmas é aumentar substancialmente a lucratividade, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos, desaguando na satisfação de clientes e consumidores.
Estes são os princípios sobre os quais se desenvolve: escala, utilizada para medir o nível de qualidade de um processo, atribuindo um número na Escala Sigma à quantidade de defeitos por milhão. Sobe o valor na Escala Sigma, cresce o nível de qualidade, nas empresas tem aceitado como normal um desempenho de 3 a 4 sigmas, que correspondem respectivamente a, 66.800 e 6.210 defeitos por milhão de oportunidades.
Programas Seis Sigma entre os mais bem sucedidos apontam para alguns elemento mensuração dos benefícios pelo aumento da lucratividade; método estruturado para atingimento das metas; elevado comprometimento da alta administração da organização sem deixar de considerar, como fundamentais para o êxito, o foco na satisfação do consumidor, a infra-estrutura criada na organizada para apoio ao programa, a busca incessante da redução da variabilidade, a extensão para o projeto de produtos e processos e a aplicação efetiva a processos outros que não técnicos (administrativos, de serviços, transações etc...).
INFRA-ESTRUTURA
Para implantar a cultura Seis Sigmas em uma organização são necessários que esta forme uma equipe de especialistas, a qual será responsável por pensar estatisticamente e encontrar a real causa dos problemas. Esta equipe tem ainda a responsabilidade de divulgar a cultura da metodologia e o uso das ferramentas e técnicas utilizadas e suportar os integrantes da organização. Um aspecto crítico na implantação de Seis Sigmas é a capacitação e competência da equipe responsável pela mudança. É de grande valia que esta tenha conhecimentos de métodos estatísticos para que possa utilizar
...