Fichamento Consultoria - Amazon
Por: milly luise • 31/8/2019 • Artigo • 865 Palavras (4 Páginas) • 252 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DESIGN DIGITAL
Fichamento de Estudo de Caso
EMILLY LUISE BRITO DE SOUZA
Trabalho da disciplina Consultoria,
Tutor: Prof. Marcelo Oliveira
Goiânia - GO
2019
Estudo de Caso:
Amazon, Apple, Facebook e Google
REFERÊNCIA:
Na década de 50 foi criado um sistema de alerta de bombas nucleares que posteriormente foi dado o nome de Rede de Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa (ARPANET). Algum tempo depois tornou-se a internet, a qual só foi privatizada em 1995, após a grande explosão de informações, a bolha da internet, devido principalmente ao setor de marketing.
Após 2013 o setor gerador, ergueu três grandes empresas: Google, Amazon e Apple, que concorriam pelo mercado, ou melhor, pelo marketing online.
Nos anos 90, a Amazon começou apenas como uma livraria online, batendo os US$ 5 milhões de dólares de lucro apenas em 2001. Vendo o retorno do público, a empresa ampliou seus tipos de produtos, chegando até os serviços de armazenamento em nuvem e fornecendo a empresas, além de seu consumidor final.
A grande sacada da Amazon sempre foi o marketing, abordando fortemente o consumidor mesmo após ele ter desistido de uma compra. A empresa não desistiria facilmente deste cliente. Uma prova de sua força nas propagandas pautadas em marcar o cliente com um cookie rastreador, assim conseguiriam deixar suas propagandas expostas em outros websites que fossem utilizados por ele.
Em 1998, nasceu uma “anomalia” da internet, o Google. Antes dele os outros portais de pesquisa que não tinham como específico esta função, os sites eram: Yahoo!, AOL e MSN, a questão era de sempre serem carregados de propagandas pelo fato de ganharem sobre este tipo de exposição.
Só houve uma aceitação de fato após um dos concorrentes, o Yahoo! selecionou o Google como sua ferramenta de pesquisa. Além de uma nova descoberta do Google de lucratividade com taxas de licenciamento.
Nos anos 2000, foi criado o AdWords do Google, que funcionava com base em palavras-chaves, ou melhor, as palavras que o usuário pesquisava fazia a propaganda ser direcionada, dando às empresas que contratantes do serviço, uma referência dos assuntos mais procurados.
O sucesso do Google tornou-se mais evidente em 2006, quando comprou a plataforma de uploads de vídeos, Youtube, que era gratuito e fizeram apenas alguns ajustes criando uma possibilidade de conta premium.
Os próximos passos da empresa foram a criação de seu próprio sistema Android, com intuito de melhorar e disponibilizar seus próprios aparelhos com seu sistema recém-criado. A empresa adquiriu a Motorola Mobility, a fabricante de celulares e ainda na linha de telefonia em 2011, lançou o serviço Google Play, um novo serviço similar ao iTunes.
A Apple, a empresa mais valiosa de todos os tempos foi criada em 1976, por Steve Jobs. Considerada uma líder da economia na internet, possuía em 2013 cerca de UR$ 600 bilhões dolarés.
Em 2007, a empresa lançou seu primeiro iPhone e em 2010 o iPad, uma aposta na economia digital. A inovação foi a implantação do sistema iOS, que algum tempo depois já disponibilizava aplicativos personalizados das empresas, que proporcionavam ao usuário uma maior comodidade, agilidade em suas tarefas diárias.
O Facebook foi criado em 2005, porém demorou a se consolidar. Uma rede social que com pouco tempo conquistou seu próprio público. Cativou todos os tipos de pessoas fazendo com que em seus visitante utilizassem em média cerca de 6 horas mensalmente.
...