Fichamento De Teorias Da Comunicação
Trabalho Universitário: Fichamento De Teorias Da Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alanapeketita • 20/3/2014 • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 472 Visualizações
COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO.
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO.
ALUNO: (Alana Adrielle) Roque Alan Oliveira da Rocha.
FICHAMENTO CRÍTICO DE TEXTO.
A importância dos obstáculos epistemológicos para o desenvolvimento da ciência: A contribuição de Gaston Bachelard.
É sabido que o conhecimento não é estático. O ato de conhecer é atividade constante e dinâmica, sendo o homem o agente principal deste processo. O conhecimento pode ser entendido sob diversos aspectos, apontando-se, a título exemplificativo, o conhecimento científico e o conhecimento vulgar.
Não há como aferir a maior relevância de um ou outro, vez que são obtidos por procedimentos distintos e se prestam para fins diversos. O que se deve afirmar é que há uma diferença e não uma superioridade entre as espécies de conhecimento. (p. 45).
COMENTARIO: Explica a forma como o homem age para ter conhecimentos e mantê-los em seu dia-a-dia.
No presente estudo pretende-se apontar algumas das dificuldades que podem se apresentar ao longo do processo para se chegar ao conhecimento científico, levando-se em conta, primordialmente, a indicação do filósofo e poeta francês, Gaston Bachelard, acerca dos obstáculos epistemológicos.
Isto porque, ao se buscar o conhecimento científico, alguns percalços hão de ser superados, e o autor acima mencionado é de suma importância quando da análise destes empecilhos, por ele denominados obstáculos epistemológicos. (p. 45).
COMENTARIO: Apresenta uma proposta de como se estudar e superar as dificuldades para se chegar ao conhecimento cientifico.
Na busca pelo conhecimento científico, demasiadas vezes o cientista depara-se com dificuldades não previstas, e, tantas outras, que sequer percebe que o seu estudo está sofrendo alguma espécie de influência. Dificuldades são enfrentadas porque o ser humano vive em constante evolução e, assim como o conhecimento, é inacabado, devendo sofrer alterações sempre que se vislumbrar possibilidades de aperfeiçoamento. (p. 46).
COMENTARIO: Fala das dificuldades imprevisíveis que acontecem durante os estudos científicos, e devem ser enfrentadas como forma de evolução.
É a partir desta constatação que se buscará demonstrar a relevância e a pertinência da pesquisa de Gaston Bachelard, em especial, de sua obra, A formação do espírito científico. Nela o autor destaca as espécies de obstáculos epistemológicos e aponta possibilidades de superação. (p. 46).
COMENTARIO: A pesquisa ajuda na formação do espirito cientifico através desta obra.
É difícil apontar uma definição de teoria que satisfaça os anseios e as expectativas de todos.
Pode-se, contudo, afastar alguns aspectos que não devem estar presentes no desenvolvimento de uma teoria, a saber, a falta de criatividade, a ausência de idéias novas e de imaginação
Uma teoria é obtida pela capacidade de abstração do ser humano, que consegue ir agrupando uma série de informações acerca de um objeto, que, ao final, põe em uma seqüência coerente e lógica, com o intuito maior de dirimir dúvidas e solucionar problemas. Como afirma Karl Popper, “a teoria é uma tentativa de resolver um problema, e este surge sempre do desafio de aprender, experimentar, aprimorar os conhecimentos”². (p. 46).
COMENTARIO: Aqui nos mostra como as informações são trabalhadas para de forma mais fácil e coerente esclarecer as duvidas.
Não é simples a tarefa de definir conhecimento.
Na verdade, não se sabe se é possível apontar uma única forma de se caracterizar o conhecimento. Desta forma, esta é apenas uma tentativa de delinear os contornos de uma definição.
O ato de conhecer deve ser entendido como uma relação entre sujeito - que conhece e objeto – que é conhecido. Esse dualismo é inafastável do conceito de conhecimento, pois este se apresenta como uma correlação entre esses dois elementos, que só existem um em razão do outro. (p. 46).
COMENTARIO: Descreve-se o conhecimento e seu conceito que não é exatamente definido.
Imprescindível que se esclareça, de início, que os comentários a seguir não se prestam a elucidar a perene discussão sobre o que é ciência e o que seria pseudociência. Interessante seria tal proposta, mas, infelizmente, estar-se-ia desvirtuando o objetivo do presente trabalho.
Por óbvio que é de grande valia o ensinamento clássico de que a ciência se caracteriza pela utilização do método empírico, eminentemente indutivo, decorrente da experimentação, ou até mesmo da observação, mas não mais suficiente. (p. 47).
COMENTARIO: Vemos um breve explicação de como entender a ciência.
Interessante ressalvar
...