Fichamento - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENS. SUPERIOR
Por: betina.leticia • 4/11/2017 • Resenha • 510 Palavras (3 Páginas) • 477 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA E GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR
Fichamento de Estudo de Caso
Rubia Medianeira Denardi
Trabalho da disciplina de Planejamento e Avaliação do Ensino Superior
Tutor: Profª. Dalta Barreto Motta
Porto Alegre
2017
Estudo de Caso:
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENS.SUPERIOR
Revolução na Oticon A/S (B): adquirindo competências de mudança em uma organização espaguete
REFERÊNCIA: Gould, R. Morgan; Stanford, Michael. Revolução na Oticon A/S (B): adquirindo competências de mudança em uma organização espaguete. Instituto Internacional de Desenvolvimento de Gestão (IMD), 1994.
O presente fichamento relata mudanças ocorridas na empresa Oticon. Mudança de endereço e de tipo de organização, executadas por Lars Kolind.
A nova forma de organização, bem diferente da matricial, não foi impedimento para que a estratégia principal do negócio da empresa permanecesse a mesma. A empresa manteve o foco na alta qualidade e excelência técnica e permaneceu na extremidade alta do preço do negócio. Apenas mudou o foco de mercado para os distribuidores que estavam mais preocupados com a satisfação do usuário final.
Os gestores perceberam que a empresa funcionou não por causa da organização, e então descontinuaram o conceito de organização formal e introduziram algo novo, organização nomeada espaguete. Uma organização estruturada a partir dos projetos, sem hierarquia, na qual os funcionários multiqualificados poderiam trabalhar em vários projetos, exercendo funções diferentes.
A empresa não tinha mais escritórios e nem paredes, nem organogramas. Cada funcionário tinha uma mesa e um computador pessoal, mas a localização da mesa poderia mudar e o funcionário deveria ter a capacidade de se mudar em pouco tempo. Eles não tinham mais um cargo definido, pois Lars acreditava que um funcionário da Oticon possuía uma gama de recursos e que poderia aplicar suas habilidades em várias posições diferentes.
Torben Petersen focou na criação de um sistema de arquivamento e recuperação de documentos, para que fossem alcançados o compartilhamento de conhecimento e a flexibilidade (deslocamento fácil das estações de trabalho). As informações de concorrentes também eram fornecidas pelo sistema.o sistema foi concebido para apoiar os processos de trabalho, permitindo a comunicação dentro e entre projetos.
Em 1990, Torben Groth, gerente de desenvolvimento tecnológico, criou o primeiro centro de design de circuito integrado da Oticon, que estava seriamente afetada pelos avanços tecnológicos das concorrentes. O centro trabalhava no desenvolvimento de aparelhos auditivos digitalmente programáveis, o qual exigiu um sistema de planejamento muito sofisticado. Como os membros da equipe trabalhavam em vários projetos, as atividades dos projetos foram fortemente ligadas. O deslocamento ou redistribuição de recursos teve impacto inevitável sobre os outros projetos, causando ineficiência e o tempo para colocação do produto no mercado foi estimado para demorar mais do que antigamente.
...